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Fras-le segue como uma das principais opções de investimento na indústria

Empresa de autopeças tem recomendação de compra e preço-alvo de R$ 20,50 por ação

Linha de montagem Fras-le

A Fras-le faz parte do grupo Randon e é uma das autopeças com atuação no mercado mundial | Foto: Divulgação

O Banco Safra inicia a cobertura da Fras-le (FRAS3) com recomendação de Compra e preço-alvo para final de 2022 de R$ 20,50 por ação, o que implica em um potencial de valorização de 105%.

Para o Safra, a Fras-le se destaca como uma das melhores opções de investimento no segmento industrial brasileiro, pois combina a força e a responsabilidade de uma empresa familiar à dinâmica de crescimento de uma empresa de private equity.

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Segundo o banco, a companhua está sendo impulsionada, por fusões e aquisições estratégicas, a reduzir a exposição da empresa a materiais de fricção (52% do faturamento) e consolidar a posição de liderança em diversos segmentos da indústria de autopeças.

Atualmente, a empresa está negociando a 5,8x EV/EBITDA 2022, cerca de 13% acima da média do setor industrial no Brasil e 24% abaixo de seus pares internacionais.

A Fras-le é uma das maiores e mais reconhecidas produtoras de peças para veículos do Brasil, além de ser líder mundial na produção de lonas de freio para veículos comerciais.

Fundada em 1954 e sediada em Caxias do Sul (RS), a empresa desenvolve, produz e comercializa materiais de fricção para sistemas de freios e um vasto portfólio de outros componentes para sistemas de freios, suspensão, direção, powertrain, entre outros.

A empresa é controlada pelo Grupo Randon, conglomerado industrial de longa data e reconhecido no setor automotivo no Brasil.

Segundo o Safra, além da posição de liderança da Fras-le nos principais mercados em que atua, a sua marca premium e o alto nível de eficiência operacional e produtiva levam a taxas de retorno razoáveis.

Vale a pena investir em FRAS3?

  • Crescimento orgânico superior ao normal, impulsionado pela venda cruzada de novos produtos e novos mercados que foram adicionados através de recentes M&A;
  • Sinergias de aquisições, que vêm ficando substancialmente acima das estimativas conservadoras que foram feitas pela companhia para transações recentes; e
  • Investimentos realizados em P&D, que devem colocar a Fras-le em posição privilegiada entre os fornecedores de autopeças no futuro

Quais os riscos ao investir em FRAS3?

  • Mudanças nas regras ambientais e novas tecnologias, como veículos elétricos e autônomos, podem representar um risco para os produtos da Fras-le no futuro, pois podem reduzir a demanda por seus produtos de fricção;
  • Operações de M&A que não atingem as sinergias esperadas: A empresa possui um plano de crescimento inorgânico acelerado, e dificuldades em suas integrações podem reduzir as sinergias esperadas.

Sobre a Fras-le (FRAS3) 

A Fras-le atua no desenvolvimento, fabricação, comercialização e importação de componentes para freios, motocicletas, engates, transmissões, materiais de fricção, produtos à base de resina, autopeças, artefatos plásticos e derivados, e no fornecimento de assistência técnica.

A empresa foi constituída em fevereiro de 1954 na cidade de Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, sob a marca ‘Fras-le” Indústria Francisco Stedile & Cia. Na época, a produção da empresa era baseada na fabricação de peças automotivas (Fras-le) e implementos agrícolas (Agrale). Alguns anos depois, a Fras-le concluiu seu IPO em 1971, enquanto a década também foi marcada pela assinatura de um contrato de tecnologia acordo na Alemanha e a abertura de seu primeiro Centro de P&D em Caxias do Sul.

A década de 1990 foi marcada pela internacionalização da empresa, após o início das atividades comerciais operações nos Estados Unidos, Argentina e Chile, e pela aquisição da empresa pela Randon S.A.

Atualmente, a empresa ocupa a posição de liderança no mercado brasileiro de pastilhas de freio pesadas com 43% e 87% de participação no mercado de reposição e segmento OEM. No segmento de pós-venda, a empresa detém 48% de market share em caminhões e reboques pesados pastilhas de freio, 42% em pastilhas de freio de carros de passeio, 42% em pastilhas de freio leves, 38% em cilindros mestres, 38% em pastilhas de freio pesadas – Urban ônibus, 27% em sapatas de freio de carros de passeio, 20% em carros de passeio e discos de freio de SUV e 16% em amortecedores.

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