Tem cara de golpe? Associação de bancos cria site para alertar correntistas
Associação Brasileira de Bancos lança campanha 'Tem Cara de Golpe' para conscientizar a população sobre os golpes e fraudes financeiras
24/08/2023A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha ‘Tem Cara de Golpe’ para conscientizar a população sobre os golpes e fraudes financeiras mais comuns no mercado. Entre os golpes mais comuns no momento estão o do falso motoboy, trocas de cartão, pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e o golpe da “falsa central”.
A campanha busca alertar e orientar a população sobre como se prevenir de fraudes financeiras, trazendo informações didáticas e dicas sobre os principais golpes atualmente aplicados no mercado. O site intitulado “Tem cara de golpe” apresenta informações para ajudar a população a se precaver contra os principais golpes dos criminosos. Na seção ‘ABC da Segurança’, os usuários podem interagir obter orientações sobre como agir caso se deparem com essas situações.
Saiba mais
- Itaú Unibanco vende Banco Itaú Argentina para Banco Macro por R$ 250 milhões
- Onde investir em agosto, para aproveitar a onda de corte dos juros
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Os golpes escolhidos como alvo desta campanha incluem: falsa central de atendimento; link falso; boleto falso; falso empréstimo; golpe com o uso indevido de marcas; comunicações via WhatsApp; falta de segurança no dispositivo móvel; cartões; consignado; portabilidade; roubo ou furto de aparelho celular ou tablet. Também no site é possível participar de um “quiz” para identificação de golpes. A campanha é apoiada por mais de 60 instituições financeiras.
“O combate à fraude deve ser endereçado por todos os envolvidos no setor financeiro. Paralelamente a essa união de esforços, destaco a necessidade de conscientizar a população sobre os principais golpes existentes. Foi por esta razão que criamos essa campanha, para fornecer o conhecimento necessário à proteção dos cidadãos”, disse a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.
Campanha alerta sobre golpes mais comuns contra correntistas
O lançamento da campanha contou com um painel sobre o cenário atual de fraudes e golpes no país. No ano passado, os brasileiros tiveram um prejuízo estimado em R$ 551 milhões por causa de golpes online, de acordo com levantamento da OLX/AllowMe.
No início de 2023, houve um aumento de 92% nas tentativas de ações fraudulentas no Brasil, segundo pesquisa da Nice Actimize. Os custos das transações fraudulentas já chegam a quase quatro vezes o valor da transação, segundo a Lexisnexis Risk Solutions.
Estratégia para evitar golpes
Caso alguém seja vítima de golpe, é importante comunicar imediatamente ao banco por meio dos canais oficiais de atendimento. Além disso, é necessário bloquear os serviços financeiros e as contas que possam ser acessadas pelos criminosos.
Entre as ações preventivas, é importante não compartilhar dados pessoais, desconfiar sempre de ligações com pedidos urgentes e nunca clicar em links suspeitos ou desconhecidos, que podem ser endereços maliciosos disfarçados, seja por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens instantâneas.
Todas as informações de proteção e ações para prevenção de fraudes podem ser consultadas no site “Tem cara de golpe”.