close

Tem cara de golpe? Associação de bancos cria site para alertar correntistas

Associação Brasileira de Bancos lança campanha 'Tem Cara de Golpe' para conscientizar a população sobre os golpes e fraudes financeiras

Tem cara de golpe?

No ano passado, os brasileiros tiveram um prejuízo estimado em R$ 551 milhões por causa de golpes online | Foto: Getty Images

A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) lançou a campanha ‘Tem Cara de Golpe’ para conscientizar a população sobre os golpes e fraudes financeiras mais comuns no mercado. Entre os golpes mais comuns no momento estão o do falso motoboy, trocas de cartão, pedidos de dinheiro pelo WhatsApp e o golpe da “falsa central”.

A campanha busca alertar e orientar a população sobre como se prevenir de fraudes financeiras, trazendo informações didáticas e dicas sobre os principais golpes atualmente aplicados no mercado. O site intitulado “Tem cara de golpe” apresenta informações para ajudar a população a se precaver contra os principais golpes dos criminosos. Na seção ‘ABC da Segurança’, os usuários podem interagir obter orientações sobre como agir caso se deparem com essas situações.

Saiba mais

Os golpes escolhidos como alvo desta campanha incluem: falsa central de atendimento; link falso; boleto falso; falso empréstimo; golpe com o uso indevido de marcas; comunicações via WhatsApp; falta de segurança no dispositivo móvel; cartões; consignado; portabilidade; roubo ou furto de aparelho celular ou tablet. Também no site é possível participar de um “quiz” para identificação de golpes. A campanha é apoiada por mais de 60 instituições financeiras.

“O combate à fraude deve ser endereçado por todos os envolvidos no setor financeiro. Paralelamente a essa união de esforços, destaco a necessidade de conscientizar a população sobre os principais golpes existentes. Foi por esta razão que criamos essa campanha, para fornecer o conhecimento necessário à proteção dos cidadãos”, disse a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.

Campanha alerta sobre golpes mais comuns contra correntistas

O lançamento da campanha contou com um painel sobre o cenário atual de fraudes e golpes no país. No ano passado, os brasileiros tiveram um prejuízo estimado em R$ 551 milhões por causa de golpes online, de acordo com levantamento da OLX/AllowMe.

No início de 2023, houve um aumento de 92% nas tentativas de ações fraudulentas no Brasil, segundo pesquisa da Nice Actimize. Os custos das transações fraudulentas já chegam a quase quatro vezes o valor da transação, segundo a Lexisnexis Risk Solutions.

Estratégia para evitar golpes

Caso alguém seja vítima de golpe, é importante comunicar imediatamente ao banco por meio dos canais oficiais de atendimento. Além disso, é necessário bloquear os serviços financeiros e as contas que possam ser acessadas pelos criminosos.

Entre as ações preventivas, é importante não compartilhar dados pessoais, desconfiar sempre de ligações com pedidos urgentes e nunca clicar em links suspeitos ou desconhecidos, que podem ser endereços maliciosos disfarçados, seja por e-mail, SMS ou aplicativo de mensagens instantâneas.

Todas as informações de proteção e ações para prevenção de fraudes podem ser consultadas no site “Tem cara de golpe”.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra