close

O potencial do hidrogênio verde no Brasil e no mundo

Entenda como o hidrogênio verde funciona, o papel do Brasil nessa transformação e como ele pode impactar no futuro energético global 

tanque de hidrogênio verde gerado a partir de energia eólica e solar

O hidrogênio verde é produzido a partir da eletrólise da água, usando eletricidade de fontes renováveis, como solar e eólica | Foto: Getty Images 

 
O hidrogênio verde está se tornando um dos pilares da transição energética global, por ser uma energia limpa e sem emissão de carbono. É o chamado combustível do futuro. 

As perspectivas e oportunidades para uma transição energética global serão um dos temas discutidos durante o Fórum Davos 2024, que acontecerá entre 15 a 19 de janeiro na cidade de Davos, na Suíça. O evento reunirá chefes de estado, CEOs de empresas, representantes da sociedade civil e líderes juvenis de todo o mundo sob o lema “Reconstruindo a confiança”.

Enquanto isso, o Brasil tem surgido como principal foco de investimentos internacionais quando o assunto são energias renováveis. Segundo um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Brasil recebeu 114,8 bilhões de dólares em investimentos entre 2015 e 2022, cerca de 11% do valor investido em economias emergentes. 

E esse mercado só tende a crescer. O processo de descarbonização dos setores da indústria e energia incentiva a busca por substitutos dos combustíveis fósseis, como o hidrogênio verde. 

O que é o hidrogênio verde e como funciona? 

A eletrólise da água, usando eletricidade de fontes renováveis, como solar e eólica, produz o hidrogênio verde.  Ela divide a água (H2O) em hidrogênio (H2) e oxigênio (O2). O processo gera hidrogênio sem emissões de carbono, tornando-o uma fonte de energia limpa e sustentável. 

É possível armazenar o hidrogênio resultante e utilizá-lo posteriormente como uma fonte de energia versátil, aplicável em diversos setores, como transporte, indústria e geração de eletricidade. 

Qual o impacto do hidrogênio verde no setor de energia? 

O hidrogênio verde é uma fonte de energia limpa, que contribui significativamente para a redução das emissões de carbono e impulsiona a transição energética.  

Dessa forma, pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis e diminuir o impacto das mudanças climáticas. Empresas e governos estão investindo em pesquisas e infraestrutura para promover seu uso em mais setores. 

Confira alguns outros usos possíveis: 

  • Convertido em amônia – neste estado, o hidrogênio verde serve como matéria-prima essencial para os setores siderúrgico, de refino de petróleo e fertilizantes. 
  • Água potável e energia elétrica – a reação do hidrogênio e oxigênio em uma pilha de combustível ajuda a obter esses dois elementos, sendo muito usada por tripulações de missões espaciais. 
  • Setor de transportes – o gás também pode ser usado como combustível em setores específicos como transporte marítimo e aviação, difíceis de descarbonizar. 
  • Hidrogênio comprimido – mais leves que as baterias de íons de lítio, são mais simples de serem manipulados e tem a capacidade de armazenar energia por longos períodos. 

Potencial do Brasil no setor 

O Brasil tem vantagens naturais, como uma vasta extensão territorial e alta incidência de luz solar. Além disso, o país tem uma infraestrutura consolidada para a produção de biogás e etanol que podem ser convertidos em hidrogênio verde.  

Nesse sentido, o Brasil é uma das nações com maior potencial para a produção de hidrogênio verde. 

Até o momento, o Brasil possui projetos com hidrogênio verde em andamento, concentrados no Nordeste por conta da produção de energia renovável na região. Esses projetos já somam mais de US$ 30 bilhões em investimentos. 

  • Plano de transição ecológica do Brasil

Além do potencial relativo ao hidrogênio verde, o Brasil tem avançado em um plano de transição ecológica com o objetivo de fazer uma “revolução verde” na economia doméstica.

O plano envolve uma nova proposta para o mercado de carbono, a emissão de títulos sustentáveis e a criação de uma taxonomia nacional focada em sustentabilidade.

Significado de hidrogênio verde 

O hidrogênio verde tem esse nome porque é gerado a partir da eletricidade de fontes renováveis, como solar e eólica. Pesquisadores em todo o mundo têm estudado e testado o chamado hidrogênio sustentável, com diversas possibilidades.

Por sua vez, o hidrogênio azul é produzido a partir do gás natural com captura e armazenamento de carbono (CAC), reduzindo as emissões de carbono.  

No Brasil, também há a possibilidade do hidrogênio verde musgo, gerado a partir da biomassa, ou seja, resíduos agropecuários. Essa biomassa faz parte do processo de geração do biogás e biometano, transformados em hidrogênio posteriormente. 

Conheça as boas práticas de ESG do Safra 

O Banco Safra passou a adotar rigorosas políticas ESG (ambientais, sociais e de governança). Dessa maneira, essas políticas cuidam de cada detalhe, desde a cadeia de clientes e fornecedores até para quem o banco concede crédito ou em quem investe.  

A missão do Safra com essa política é cuidar do legado das futuras gerações. 

Conheça as políticas ESG do Safra 

Abra sua conta no Safra. 

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra