Safra projeta Ibovespa a 145 mil pontos neste ano
Ações de Petrobras e Vale são catalisadores para nova previsão. Para 2022, índice deve ir a 162 mil pontos. Confira a análise
18/06/2021O recente otimismo do mercado fez o Ibovespa quebrar recordes de pontuação e as boas perspectivas levaram o Banco Safra a elevar para 145 mil pontos a projeção para o índice em 2021.
O Ibovespa é o índice de ações das principais companhias listadas na B3, a bolsa de valores brasileira.
Antes, a previsão do Safra para o Ibovespa estava em 131 mil pontos. Atualmente, o índice é negociado no nível de 130 mil pontos.
Nesse mesmo sentido, o Safra também introduziu o preço-alvo para o Ibovespa em 2022 de 162 mil pontos.
Vale e Petrobras puxam revisão do Ibovespa
A análise do Safra destaca que as ações da Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) são as principais responsáveis pela nova projeção de lucros 73% maior para o Ibovespa.
A explicação das boas expectativas sobre as companhias está na melhora de preços do minério de ferro e do petróleo.
Somada à elevação da curva de preços futuros de ambas as commodities, as estimativas de lucro para 2021 e 2022 para Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4).
Outro ponto de destaque é a retomada do fluxo de capital estrangeiro na B3, iniciada em abril, com a melhora de perspectiva de crescimento.
Adicionalmente, o Safra diz estar atento à reabertura da economia brasileira, à medida que a vacinação contra a covid-19 avança e outros setores como varejo, educação e transportes se recuperam.
Mais detalhes sobre o cálculo dos preços-alvo do Ibovespa para este e o próximo ano estão disponíveis por este link.
Cenário nacional
A perspectiva de uma atividade econômica mais forte (Safra projeta atualmente alta de 4,8% para o PIB em 2021) e uma inflação mais alta (projeção do Safra de 6% para o IPCA em 2021) trarão um crescimento nominal maior para o lucro das empresas.
Em outra via, o Safra enxerga esforços do governo para retomar a agenda de reformas.
Do lado de política monetária, a instituição prevê que o Banco Central que deve alterar sua política de estimulativa para neutra.
Saiba mais
- Safra recomenda a compra de ações da Eletrobras
- Como a crise hídrica afeta as ações do setor de energia
- Acompanhe as análises do Safra pelo canal do Telegram
Por fim, o Safra destaca o crescimento das economias globais com a aceleração do processo de vacinação contra a covid-19 e a respectiva flexibilização das medidas de restrição à circulação.
Segundo o banco, esse conjunto global positivo têm dado suporte a preços de commodities mais elevados do que o esperado e isso tem grande contribuição para a análise de lucro das empresas que compõem o Ibovespa.
Riscos para os preços-alvo do Ibovespa
- Recuperação mais vagarosa da economia global
- Deterioração fiscal do Brasil
- Aumento de impostos decorrente da reforma tributária
- Aumento da curva de juros
- Menor taxa de crescimento econômico da economia brasileira
- Piora do ambiente político
- Atraso na chegada das vacinas contra a covid-19
- Racionamento de energia