close

Ibovespa cai, mas fecha quinta semana no azul com 0,60% de alta 

Bolsa caiu 0,84% no dia por interferência de Treasuries dos EUA, debate fiscal e ações de mineração; dólar fechou em leve queda de 0,17%

Apesar da desvalorização de hoje, Ibovespa acumulou altas seguidas em novembro | Foto: Getty Images

Apesar da desvalorização de hoje, Ibovespa acumulou altas seguidas em novembro | Foto: Getty Images

O Ibovespa encerrou a sexta-feira (24) em queda de 0,84% e abaixo dos 126 mil pontos. A alta no rendimento das Treasuries, o debate fiscal doméstico e os papéis de mineração e siderurgia pressionaram o índice local no dia. Na semana, contudo, foi possível fechar no campo positivo, com ligeira alta de 0,60%, aos 125.517 pontos. É a quinta semana seguida em que o índice fecha em alta.

A questão fiscal tem relação com declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre medidas para compensar o veto integral à prorrogação da desoneração das folhas de pagamento até o fim de 2023 e do alinhamento com o presidente Lula para uma solução até o final do ano. 

Saiba mais 

  1. Petróleo abre a semana em alta antes da decisão da Opep
  2. Black Friday: como evitar prejuízos e garantir seus direitos nas promoções
  3. Lula veta desoneração da folha, mas Congresso pode derrubar veto 

Em Nova York, o índice S&P 500 subiu 0,06%, aos 4.559 pontos, o Dow Jones avançou 0,33%, para 35.390 pontos, e o Nasdaq perdeu 0,11%, aos 14.251 pontos.

O dólar comercial abriu o dia em queda em mais uma sessão marcada pela baixa liquidez por conta do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Durante o dia, houve pouca variação, e, apesar do cenário positivo em Treasuries, a moeda encerrou o dia com leve baixa de 0,17% a R$ 4,898.

Adiamento na Opep afeta ações do setor

O petróleo manteve a tendência de queda dos últimos dias e fechou em queda de 2%. Os índices do setor estão pressionados pelo adiamento da reunião ministerial da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de 26 para 30 de novembro. Membros do grupo indicam dificuldade para fechar um acordo para as cotas de produção dos próximos meses. 

O barril do Brent, utilizado como referência global, caiu 1,71% hoje, mas acumulou leve perda semanal de 0,02% a US$ 80,48. (com Valor Econômico)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra