Ibovespa registra ganho real de 6,5% sobre a inflação em 12 meses
Principal índice de ações da bolsa de valores brasileira está à frente de poupança, fundos de renda fixa e até moedas estrangeiras
10/10/2021Levantamento da plataforma de informações financeiras Economatica mostra que a rentabilidade real do investimento no Ibovespa frente à inflação nos últimos 12 meses foi de 6,5%.
Entre as aplicações financeiras mais tradicionais de mercado, é a que promoveu aumento de patrimônio aos investidores quando descontado o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Saiba mais
- Como investir em renda variável com segurança da Safra Corretora
- Bolsa movimenta R$ 34,7 bi por dia em setembro, alta de 24% sobre 2020
- Conheça as opções para aplicar recursos em renda variável
O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, a bolsa de valores brasileiras.
Por outro lado, outros produtos financeiros, como poupança, fundos de renda fixa e até moedas estrangeiras, tiveram um desempenho real negativo durante o mesmo período avaliado.
Nesse sentido, o cálculo do ganho real é a melhor forma de identificar qual foi a perda ou o aumento no patrimônio, pois leva em consideração a escalada dos preços que corroem o poder dos cidadãos.
“O investidor pode até pensar que tem um valor maior para sacar do que ele havia aplicado há um ano (por causa do ganho nominal). Então, ele pensa que não houve perda de dinheiro. Mas, com a inflação, você não está perdendo dinheiro. Você está perdendo poder aquisitivo”, explica Einar Rivero, gerente de relacionamento institucional da Economatica.
Ao analisar o bom desempenho do Índice Bovespa, o professor de Finanças da FGV-SP Fábio Gallo diz que "o ano para a Bolsa foi bom porque, no ano passado, as taxas de juros caíram muito, e as pessoas não tinham muita alternativa na renda fixa e foram para a Bolsa".
Em setembro de 2020, por exemplo, a taxa básica de juros da economia, a Selic, estava em 2% ao ano.
Além do Ibovespa, outra aplicação financeira com ganho real (250%) identificada pela Economatica foi a em bitcoin (moeda virtual).
Porém, especialistas alertas para os riscos que envolvem esse tipo de investimento, que é para um perfil de investidor mais agressivo. "É um ativo muito volátil, que depende de muita especulação", diz Fábio Gallo, professor de Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).
Inflação atropelou Ibovespa e todo o resto
Para Ricardo Rocha, professor de Finanças do Insper, neste ano a inflação "atropelou todo mundo".
"Ela causou muita perda para quem ficou indexado à taxa de juros, para quem permaneceu em fundo DI ou CDB/DI sem observar uma diversificação. Porque, ao notar o cenário de alta da inflação, teria dado tempo de diversificar para uma aplicação indexada ao IPCA. E é importante o investidor sempre olhar o princípio da diversificação mesmo na renda fixa".
Rocha afirma que, em momentos de alta de preços, os títulos atrelados à inflação seriam as melhores opções de investimento.
"Há também alguns setores da Bolsa que acompanham bem esse movimento inflacionário, setores que conseguem repassar o preço, como o varejo, por exemplo. Mas, neste caso, já estamos falando em apostar na renda variável, então é preciso fazer uma análise cuidadosa", completa Rocha.
O especialista ressalta que, apesar das perdas, é preciso lembrar que estamos em um período atípico, por conta da pandemia do novo coronavírus. "Agora, o interessante seria aprender a lição para não perder mais", diz. (Com AE)