Índice SafraPay de atividade aponta desaceleração da economia
Operações diárias com mais de meio milhão de maquininhas de cartão SafraPay medem o ritmo da atividade por setores
17/07/2023O Índice SafraPay do Comércio Ampliado apresentou alta de 1% no mês de junho em relação a maio, e recuou 0,1% na comparação com o mesmo mês no ano anterior. O Índice Safrapay do Comércio Restrito registrou alta de 0,8% no mês em relação ao mês anterior e queda de 0,5% na comparação anual.
Dentre os segmentos do Índice SafraPay do Comércio Ampliado, o destaque positivo foi o segmento de Supermercados, com variações de +2,0% m/m e +1,1% a/a. Dentre os destaques negativos estão as categorias de Móveis e Eletrodomésticos, que recuou 3,9% m/m e 0,1% a/a e a categoria de Combustíveis, que teve retração de 1,0% m/m e 8,7% na comparação interanual.
Saiba mais
- Entenda a perspectiva positiva da renda variável no segundo semestre
- Dez melhores ações para investir no mês de julho
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A SafraPay é uma marca de adquirência importante da indústria de pagamentos que cuida das operações de máquinas de cartões de débito e de crédito. Com as máquinas de cartões do SafraPay, os comerciantes e empreendedores recebem pagamentos com cartões de mais de 40 bandeiras, incluindo todas as mais importantes existentes no Brasil.
Com cerca de meio milhão de clientes, a SafraPay ajuda nos negócios de empreendedores autônomos e empresas de todos os tamanhos e setores. Todas essas operações diárias analisadas estatisticamente mostram o pulso da economia, e proporcionam elementos importantes para se projetar com boa aproximação e antecedência os resultados das pesquisas mais importantes da economia brasileira, como as Pesquisas Mensais do Comércio e dos Serviços publicados pelo IBGE, e o Índice de Atividade do Banco Central, o IBC-Br.
Índice SafraPay de atividade mostra desempenho da economia por setores
O setor de serviços apresentou retração de 0,2% na margem e alta de 0,8% a/a. O desempenho negativo do Índice foi puxado pelo segmento de Transportes (-0,7% m/m e -4,6% a/a), além de Informação e Comunicação (+0,8% m/m e +9,8% a/a).
O destaque negativo ficou para os Serviços Prestados às Famílias, que caiu 0,5% m/m e apresentou forte recuo de 11% a/a. O Índice Safrapay da Atividade Econômica Brasileira, que combina comércio, serviços e indústria, fechou o mês de junho com nova retração de 1,0% em relação ao mês de maio, assim como uma queda de 4,3% na comparação com o mês de junho do ano anterior.
O recuo do Índice Safrapay da Atividade Econômica Brasileira na margem é resultado de uma queda na atividade industrial no mês de junho, assim como do baixo desempenho do setor de serviços, que foi negativamente afetado pelo segmento de transportes.
Em contrapartida, o comércio se beneficiou do arrefecimento da inflação na margem, impedindo assim uma queda maior do Índice.