Índice Safrapay mostra desempenho da atividade em diferentes setores
Maiores variações positivas no índice Safrapay foram nos setores de combustíveis, vestuário, transportes e serviços às famílias
23/10/2023O Índice Safrapay do Comércio Ampliado apresentou queda de 0,7% no mês de setembro em relação a agosto, com recuo de 1% na comparação interanual. Já o Índice Safrapay do Comércio Restrito registrou alta de 0,7% na comparação mensal e queda de -3,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. No ano, ambos os índices também registram queda: -6,6% no Ampliado e -1,2% no Restrito.
A queda na atividade de Veículos, partes e peças destaca-se no Índice Safrapay do Comércio Ampliado, apresentando variações negativas de -15,7% em relação ao mês anterior e -25,3% em comparação com o mesmo mês de 2022. Do lado positivo, acha-se as atividades de Combustíveis e Vestuário, com altas respectivas de 3,7% m/m e 3% m/m.
Saiba mais
- Carteira Safra de small caps rende 17,13% até outubro
- Fundos imobiliários: melhores opções para investir no mês de outubro
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Por outro lado, o setor de serviço apresentou alta de 1,6% m/m e 7% a/a. No mês, todas suas grandes segmentações apresentaram variações positivas, mas com destaque para as atividades de Transportes e de Serviços Prestados às Famílias, com variações de 2,1% m/m e 1,6% m/m respectivamente.
Índice Safrapay combina dados de comércio, serviços e indústria
O Índice Safrapay da Atividade Econômica Brasileira, que combina comércio, serviços e indústria, fechou o mês de setembro com alta de 1,1% em relação ao mês de agosto e 2,2% na comparação interanual.
Desta forma, o índice mostra uma recuperação da economia no mês de setembro puxada principalmente pelo setor de serviços. A redução da inflação, inclusive com deflação de alimentação nos últimos meses, beneficia o poder de compra e o consumo pessoal.