Novo Nordisk eleva projeção de vendas e lucro para 2023
Valores são potencializados pela expectativa de vendas dos principais medicamentos da farmacêutica nos EUA; empresa segue com aquisições globais
19/10/2023A recém eleita empresa mais valiosa da Europa atualizou as projeções de vendas e lucro antes de juros e tributos (EBIT) para 2023. Impulsionada pelo bom desempenho de seus principais medicamentos nos EUA, a Novo Nordisk elevou as projeções em outubro, esperando um crescimento de vendas entre 32 e 38% e um EBIT subindo entre 40% e 46%. Os aumentos são, respectivamente, de 5% e 9% em relação ao último levantamento da empresa, de agosto.
As projeções foram anunciadas junto da divulgação do crescimento das vendas e do lucro operacional para os primeiros nove meses de 2023. No período, as vendas da Novo Nordisk aumentaram 33% e o EBIT cresceu 37%. Outro destaque está em um recorde de outro período do EBIT, este do terceiro trimestre de 2023, com crescimento de 47%.
As perspectivas de vendas refletem expectativas maiores de vendas do Ozempic nos EUA neste ano, além de ajustes nos índices de vendas brutas para líquidas para Ozempic e Wegovy também nos EUA.
Farmacêutica mantém estratégia de aquisições
A empresa segue em seus movimentos estratégicos no mercado, entre eles a compra de empresas e medicamentos dos setores em que atua. Nesta semana, a empresa anunciou a aquisição de um medicamento experimental para tratar hipertensão arterial da KBP Biosciences, de Singapura, por US$ 1,3 bilhões.
A Novo Nordisk, que já é líder global em gerenciamento de doenças crônicas, adquiriu a ocedurenona, um agonista opioide indicado para o tratamento de dores moderadas a severas. O medicamento é experimental, pois está em fase de estudo em pacientes com hipertensão não controlada e doença renal crônica avançada.
Saiba mais:
- As estratégias da nova empresa mais valiosa da Europa
- ‘Temos Ozempic’: entenda o boom de vendas dos remédios de emagrecimento
- Como investir na Novo Nordisk, gigante europeia, com capital protegido?
“Este acordo está alinhado com o foco na expansão do nosso portfólio em diabetes e outras doenças crónicas graves, ampliado por meio de novas modalidades de medicamentos” disse Camilla Sylvest, Vice-Presidente de Estratégia Comercial e Assuntos Corporativos da Novo Nordisk. A executiva complementou destacando que o medicamento complementa o portfólio atualmente oferecido pela empresa.
A Novo Nordisk já havia avançado na aquisição de ativos relacionados à obesidade. Entre as compras mais recentes de empresas estão a Embark Biotech, que já colaborava com a empresa desde 2018 e foi adquirida recentemente, e a Biocorp, compradaem junho deste ano.
Aquisição recente não devem alterar projeções
Segundo um comunicado da Novo Nordisk, a aquisição não afetará as perspectivas de lucro operacional comunicada para 2023. O financiamento do acordo com a KBP Biosciences será realizado com reservas financeiras.
A divulgação completa dos resultados financeiros da Novo Nordisk para os primeiros nove meses de 2023 será publicada em 2 de novembro de 2023.
Invista na empresa mais valiosa da Europa
O Banco Safra oferece um produto de investimento que possibilita explorar o potencial de alta atrelado às ações da Novo Nordisk negociadas em Nova Iorque (NVO US). O Strategy NVO US aproveita o momento promissor da empresa, diversifica o portfólio do investidor e possibilita explorar um segmento pouco representado na bolsa brasileira.
A estratégia de investimento do produto busca capturar o potencial de valorização das ações com retorno máximo de 48,49%, representado pela taxa mínima de 8,50% somada à valorização do ativo limitada a 39,99%. A estratégia conta com rentabilidade mínima de 8,50% ligada a condições de baixa e barreira de alta e tem proteção cambial, não expondo o investidor às oscilações da moeda.
O produto teria somente duas emissões em outubro, mas as datas foram ampliadas e haverá mais duas em novembro, nos dias 10 e 24.