close

Investir em moedas estrangeiras: como diversificar investimentos com proteção

Moeda internacional protege capital contra desvalorização, mas para evitar riscos imprevisíveis o melhor é buscar investimento com capital protegido

Câmbio entre Dólar e Real hoje

O dólar, como principal moeda de negócios e reservas internacionais, é uma das principais opções contra riscos de desvalorização do real | Foto: Getty Images

Investir em moedas estrangeiras pode ser uma alternativa de diversificação e proteção de patrimônio, mas a exposição a alguns riscos e volatilidade pode afastar investidores. Isso se intensifica em períodos nos quais não existem tendências econômicas claras ou quando há tensões geopolíticas. Por isso é importante avaliar com atenção as possibilidades de ganhos na alta e os riscos na baixa. 

A variação cambial oferece boa possibilidade de ganhos, mas a imprevisibilidade pode reduzir a rentabilidade em momentos de queda. Por isso, para investir em moedas estrangeiras, como o dólar, é importante acompanhar os movimentos do mercado e contar com uma assessoria financeira especializada – ou, ainda, com opções de investimento que ofereçam proteção do valor investido.

Saiba mais:

Prós e contras de investir em moedas estrangeiras

Alguns dos principais riscos na hora de investir em moedas estrangeiras estão ligados à volatilidade, que podem ser intensificadas por variação das taxas de câmbio, mudanças nas políticas de juros locais e instabilidades políticas e econômicas. Por outro lado, entre os benefícios destaca-se a proteção contra uma possível desvalorização da moeda local.

Quando um investidor deposita todos os investimentos em um só País, ele fica exposto às desvantagens associadas à economia local. Quem investe somente no Brasil, por exemplo, tem sua renda atrelada ao real e, portanto, vinculada ao cenário e ciclo econômico brasileiro. Fatores como inflação, juros e instabilidades políticas e econômicas podem valorizar ou desvalorizar a moeda local.

Investir em moedas estrangeiras diminui este risco, mas nestes casos é importante encontrar uma opção mais sólida que a moeda local. O dólar americano, tido como a principal de negócios e reservas internacionais, se torna uma das opções mais confiáveis para essa estratégia.

Dá para investir em dólar com capital protegido?

Hoje, com produtos estruturados, é possível investir em moedas estrangeiras com proteção de capital investido – ou seja, o investidor sai, na pior das hipóteses, com o valor que investiu inicialmente. É o caso do COE Dólar Bidirecional, do Banco Safra, que captura o potencial da volatilidade do real contra o dólar.

O produto é atrelado à variação do da moeda americana em relação ao real e oferece ganhos tanto na alta quanto na baixa. Com isso, o investidor tem possibilidades de ganhos independentemente da variação cambial. O produto também tem capital protegido, que é o que assegura ao menos o valor investido inicialmente ao investidor.

Conheça as opções do Safra para investir em Certificados de Operações Estruturadas (COEs).

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra