Investir a curto, médio ou longo prazo: qual a diferença?
Mais de 5 milhões de brasileiro já investem em ações, mas muitos ainda não compreendem a importância de definir prazos e objetivos
13/07/2023Ao longo dos anos, o comportamento do brasileiro em relação a dinheiro vem mudando consideravelmente. Cada vez mais os brasileiros descobrem as vantagens de investir, e prova disso a procura cada vez maior por soluções financeiras que ajudam a construir um patrimônio para o futuro. Segundo dados da B3, o número de investidores ativos em ações ultrapassou no primeiro trimestre deste ano a marca de 5 milhões.
Outra mudança importante é a busca por investimentos mais diversificados e com maior rentabilidade. Segundo uma pesquisa da Anbima, associação que representa o mercado de capitais e de investimentos, 70% dos investidores brasileiros afirmam que a rentabilidade é o principal fator na hora de escolher um investimento. Porém, a relação entre risco, rentabilidade e o tempo necessário para que o investimento alcance seu objetivo financeiro ainda não é tão claro na hora de tomar uma decisão. Entender a diferença entre investimentos de curto, médio e longo prazo é o primeiro passo para definir como aplicar o dinheiro, dependendo do objetivo a ser alcançado.
Saiba mais
- Safra Faraday Ações reúne cotas dos melhores fundos de investimento do mercado
- Dez melhores ações para investir no mês de julho
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O que são objetivos de investimento?
Objetivos de investimento são metas financeiras que você deseja alcançar em um determinado período de tempo. Eles podem ser de curto, médio ou longo prazo e variam de acordo com a necessidade de cada pessoa. Alguns exemplos de objetivos de investimento são: comprar um carro, fazer uma viagem, pagar a faculdade dos filhos, ter uma aposentadoria tranquila, entre outros.
Como investir de acordo com o objetivo?
Para investir de acordo com o seu objetivo de investimento, é importante entender a diferença entre os prazos de investimento. Cada prazo tem um perfil de risco diferente e, por isso, é importante escolher o investimento certo para cada objetivo. Quanto mais tempo você tem para alcançar o seu objetivo, maior o prazo do seu investimento e, por isso, maior o risco que se pode correr em busca de mais rentabilidade.
Investir a curtíssimo prazo
Investimentos de curtíssimo prazo são aqueles nos quais o dinheiro poderá ser usado em até seis meses. Eles são indicados para quem precisa de liquidez imediata, ou seja, precisa do recurso disponível a qualquer momento. Com essa característica, os investimentos de curtíssimo prazo não entregam grande rentabilidade, já que têm como objetivo a manutenção do poder de compra. Assim, são investimentos de baixo risco como poupança, CDB com liquidez diária, Fundos DI, entre outros.
Investir a curto prazo
Investimentos de curto prazo são aqueles em que os recursos ficam alocados entre seis meses e dois anos. São indicados para quem tem objetivos financeiros que podem ser realizados com mais rapidez, como comprar um carro ou fazer uma viagem. Como buscam realizar um sonho ou plano do investidor em curto espaço de tempo, as aplicações financeiras com esse objetivo prezam também por manter o poder de compra do dinheiro, o que faz com que sejam investimentos de baixo risco, como alguns Fundos de Renda Fixa, CDBs, títulos públicos atrelados a juros entre outros.
Investir a médio prazo
Investimentos de médio prazo são aqueles em que o objetivo financeiro deve se concretizar entre dois e cinco anos. Consideramos como médio prazo realizar planos como reformar a casa, ter um filho, mudar de carreira ou mesmo pagar um curso fora do país. Nestes casos, o investidor pode considerar aplicações financeiras mais diversificadas, como investimentos em títulos atrelados à inflação, Fundos Multimercados e Fundos de Ações.
Investir a longo prazo
Investimentos de longo prazo são aqueles com prazo de 5 a 10 anos. São indicados para quem tem objetivos financeiros menos concretos, como ter uma aposentadoria tranquila, planejar uma renda futura ou mesmo construir uma casa. Os investidores mais organizados conseguem planejar com clareza a necessidade de ter aplicações financeiras para um objetivo distante. Por isso, sabem que para buscar mais rentabilidade devem considerar o investimentos de médio a alto risco, como Carteiras de Ações, Fundos Imobiliários, Títulos pré-fixados, produtos de gestão ativa e com menor liquidez.
Investir a longuíssimo prazo
Investimentos de longuíssimo prazo são aqueles com prazo acima de 10 anos. São aqueles em que os objetivos financeiros incluem outras pessoas ou mesmo assegurar o conforto da família na ausência do investidor. Quem investe pensando em garantir o futuro dos filhos ou deixar um legado para a família tem objetivos de longuíssimo prazo. Alguns exemplos de investimentos de longuíssimo prazo são: Previdência Privada, Carteira Administrada, Fundos Exclusivos, Ações, entre outros.
Conte com a experiência dos nossos especialistas
Investir é uma decisão importante e que deve ser tomada com cuidado. Por isso, é importante contar com a ajuda de especialistas para escolher o melhor investimento para cada objetivo. O Banco Safra tem uma equipe de especialistas em investimentos preparados para ajudar o investidor a alcançar seus objetivos financeiros. Buscar assessoria especializada é sempre a melhor forma de investir com segurança e rentabilidade.