close

Fed mantém juros nos EUA no nível mais alto desde 2001

Juros básicos do Federal Reserve são mantidos no intervalo entre 5,25% e 5,5% ao ano pela quarta vez consecutiva; Jerome Powell confirma corte dos juros em 2024

A perspectiva de enfraquecimento do da atividade americana já começa a aparecer em alguns indicadores correlacionados ao consumo | Foto: Getty images

O comitê de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, manteve as taxas básicas de juros inalteradas no intervalo entre 5,25% e 5,5% ao ano, conforme amplamente esperado pelo mercado.

O Fed removeu do comunicado oficial a possibilidade de voltar a subir os juros. Também destacou que ainda precisa de uma maior confiança de que a inflação está a caminho de alcançar a meta de 2% de maneira sustentável.

O presidente do Fed, Jerome Powell, disse em entrevista após a decisão que “é provável que haja corte nas taxas de juros em algum momento deste ano”. ele afirmou também que “a inflação diminuiu, e isso é uma notícia muito boa”. Powell destacou que já estão sendo vistos os efeitos do aperto monetário na inflação.

Segundo a empresa de serviços financeiros CME Group, 95,9% dos analistas de mercado esperavam a decisão nos termos anunciados hoje.

Esta foi a quarta reunião consecutiva do Fomc a manter o atual nível de juros, cujo patamar é o mais elevado desde 2001. Antes, foram 11 reuniões seguidas com elevações das taxas, em um esforço para conter a maior inflação em mais de 40 anos nos Estados Unidos.

A próxima reunião do Fomc será no dia 20 de março e os analistas aguardam declarações dos dirigentes do Federal Reserve sobre os rumos da política monetária na maior economia do mundo.

O PIB americano a preços constantes cresceu 3,3% em termos anualizados no quarto trimestre em relação ao anterior, ficando mais uma vez acima das expectativas, que indicavam crescimento ao redor de 2,4%.

O resultado foi de crescimento inferior aos 4,9% anualizados registrados no trimestre anterior, em virtude principalmente de um menor acúmulo de estoques e da redução do dispêndio governamental.

Federal Reserve deve cortar juros a partir do fim de maio

A perspectiva de enfraquecimento do da atividade americana já começa a aparecer em alguns indicadores correlacionados ao consumo.

A pesquisa com empresários conduzida pelo Instituto para Gestão de Oferta (ISM) tem mostrado tendência de redução do índice composto de atividade, que costuma antecipar o comportamento do PIB.

A evolução do PIB dos Estados Unidos em 2024 deve apresentar alguma aceleração ao final do ano, quando se sentirão melhor os efeitos da reversão do aperto monetário de 2021-23, segundo o Banco Safra. a queda dos juros deve começar no final de maio, segundo análise do Safra.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra