close

Latam cresce 18% entre janeiro e setembro em número de passageiros

Latam transportou 24,3 milhões de passageiros em 2023 até setembro, e registra aumento na demanda doméstica e na oferta de assentos

Latam avião

Em setembro de 2023, a demanda de passageiros (RPK) do grupo Latam cresceu 17,7% em relação ao mesmo mês de 2022 | Foto: Getty Images

A Latam transportou 24,3 milhões de passageiros em voos domésticos no Brasil entre janeiro e setembro de 2023. O número é 18% maior do que o reportado nos nove primeiros meses do ano passado.

De janeiro a setembro deste ano, a Latam registrou um crescimento de 12,7% na sua demanda doméstica de passageiros (RPK) no Brasil na comparação anual. Já a oferta doméstica de assentos (ASK) subiu 12,3% na mesma base comparativa.

A companhia atribui o resultado à maior eficiência alcançada depois da pandemia de covid-19. Nesse sentido, destaca que inaugurou 11 novos destinos no Brasil desde 2021, alcançando a marca de 55 destinos no País.

“Temos realizado investimentos sustentáveis e estratégicos em nossa operação, buscando sempre crescer onde há demanda potencial”, afirma a diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Aline Mafra.

Em setembro de 2023, a demanda de passageiros (RPK) do grupo Latam cresceu 17,7% em relação ao mesmo mês de 2022. No mesmo período, a aérea aumentou a oferta de assentos (ASK) em 16,4%, ainda na comparação anual. Já na operação cargueira, ampliou em 10,8% a sua capacidade (ATK) em relação a setembro de 2022.

Latam triplica oferta de assentos no aeroporto do Galeão

No início de outubro a Latam informou que vai triplicar a oferta doméstica de assentos no Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro) em meio às restrições impostas ao Santos Dumont. A ampliação será apoiada pela inauguração das rotas do terminal internacional carioca para Manaus, Recife e Natal em janeiro de 2024.

Em resolução publicada em agosto, o governo restringiu a 400 quilômetros o raio de voos com partida do Aeroporto Santos Dumont para estimular a demanda no Galeão, terminal internacional. A medida passa a valer no dia 2 de janeiro de 2024. Nesse cenário, a Latam vai operar no Santos Dumont apenas o voo direto para Congonhas a partir do primeiro mês do próximo ano. As viagens entre Rio de Janeiro e os aeroportos de Navegantes, Goiânia, Florianópolis e Curitiba só serão possíveis por meio de conexão em Congonhas.

Em relação às viagens internacionais, a aérea irá manter os voos do Galeão para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru) e Santiago (Chile), bem como os aportes da sua joint venture com a Delta Air Lines. De dezembro de 2023 a março de 2024, a Delta vai operar as rotas sazonais Galeão-Nova York e Galeão-Atlanta.

Como saldo final, a companhia ampliará em 5% a sua oferta (ASK) total de assentos (doméstica e internacional) em todo o Rio de Janeiro. O número leva em consideração a comparação da operação da companhia na capital fluminense no primeiro trimestre de 2023 com a programada para o primeiro trimestre de 2024. (AE)

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra