Mudanças climáticas explicam tragédias como a do litoral Norte de São Paulo
Livro aborda as mudanças climáticas que estão adoecendo o planeta e podem comprometer a sobrevivência humana e de outras espécies
03/03/2023O livro “Terra sob Pressão”, do escritor e jornalista Sergio Tulio Caldas, ajuda a explicar a tragédia após recentes chuvas no Litoral Norte de São Paulo, ao analisar os impactos da crise climática no Brasil e no mundo.
Queimadas e desmatamentos, poluição de rios e mares, invasão de áreas florestais, aumento contínuo da temperatura global explicam grande número de tragédias recentes associadas ao clima, segundo estudos e especialistas citados pelo autor.
Há dez anos, o autor escreveu um livro sobre as mudanças climáticas. Ao decidir revisar a obra durante a pandemia, ele percebeu que precisava reescrever praticamente todo o livro para traçar um paralelo entre os maiores desafios da humanidade hoje, ou seja: aquecimento global, preservação ambiental, pandemias e endemias.
“Todos os problemas que tratamos no livro há dez anos se agravaram muito e surgiram novos e enormes desafios, como as fake news, que tentam desmoralizar estudos sobre as mudanças climáticas, além de guerras que ameaçam a geopolítica global”, diz o autor.
O livro “Terra sob Pressão: A vida e a saúde humana na era do aquecimento global”, publicado pela editora Moderna, apresenta exemplos de grandes prejuízos ambientais e econômicos decorrentes do aquecimento global.
O autor destaca que as mudanças têm adoecido o planeta e podem comprometer, em pouco tempo, a sobrevivência humana e de outras espécies. O livro também relata o drama dos índios Yanomami pressionados pelo garimpo ilegal, já denunciado pelo líder indígena Davi Kopenawa muito antes da grave situação desse povo vir à tona em 2023.
A obra traz dados atualizados e um importante olhar sobre os impactos do isolamento social na natureza. Por quase dois anos, diversos países restringiram o contato social e a circulação de suas populações como método de barreira para a propagação da covid-19. Durante esse período, o planeta deu respostas otimistas, como a queda da emissão de poluentes no ar em todo o mundo.
Escritor ficou ilhado no Litoral Norte após tragédia associada ao clima
O escritor Sergio Tulio Caldas estava no litoral Norte de São Paulo durante o Carnaval, dias antes do lançamento do livro esta semana em São Paulo, e chegou a ficar ilhado em uma das praias de São Sebastião, a cidade mais afetada pela tragédia – onde 64 pessoas morreram no temporal dos dias 18 e 19 de fevereiro.
Com ilustrações e fotos atuais dos problemas climáticos, Sergio Tulio busca alertar o leitor para a urgência de medidas de proteção ao meio ambiente e povos originários. Mas o autor também traz esperança na obra, ao apontar caminhos possíveis para mudanças reais. A ideia é que o leitor, munido de informações atualizadas, possa também se tornar um agente de proteção ao ambiente e de mudança no mundo.
Sergio Tulio Caldas é jornalista, escritor, roteirista e diretor de TV. Vencedor do Prêmio Jabuti, principal premiação da literatura brasileira, com o livro Com os pés na África (Moderna, 2017), Sergio Tulio tem como principal fonte de trabalho suas observações mundo afora. Seu interesse pela diversidade cultural e meio ambiente resultam em livros, reportagens e documentários.
Para o canal National Geographic, entre outros, escreveu e dirigiu séries como Nos caminhos de Che e Parques de São Paulo. Trabalhou para importantes veículos de comunicação do País, como o jornal O Estado de S.Paulo, revistas Veja e Os Caminhos da Terra, TVs Gazeta, SBT e Record. Na África, onde morou, dirigiu um programa jornalístico exibido na TV Pública de Angola (TPA).
Ficha técnica:
Terra sob Pressão: A vida e a saúde humana na era do aquecimento global
Autor: Sérgio Túlio Caldas
Ilustrações: Thiago Lopes
Capa: Patrícia d’Utra
Páginas: 184