Microsoft e OpenAI são processadas por violação de direitos autorais pelo NYT
Jornal New York Times acusa a dona do ChatGPT e a Microsoft de cópia ilegal de conteúdos em processo que testa os contornos da tecnologia emergente de inteligência artificial generativa
27/12/2023O New York Times processou a OpenAI e a Microsoft por violação de direitos autorais, abrindo uma nova frente na batalha legal cada vez mais intensa sobre o uso não autorizado de trabalhos publicados para treinar tecnologias de inteligência artificial.
O Times é a primeira grande organização de mídia americana a processar os criadores do ChatGPT e outras plataformas populares de IA, por questões de direitos autorais associados às suas obras escritas.
Saiba mais
- Ano novo com menos inflação e mais consumo deve garantir PIB de 2,5%
- S&P eleva nota de crédito de bancos e empresas brasileiras
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
A ação, apresentada no Tribunal do Distrito Federal em Manhattan nesta quarta-feira, 27, sustenta que milhões de artigos publicados pelo The Times foram usados para treinar chatbots automatizados que agora competem com o veículo de notícias como fonte de informações confiáveis.
A ação não inclui uma demanda monetária exata, mas alega que os réus devem ser responsabilizados por “bilhões de dólares em danos estatutários e reais” relacionados à “cópia e uso ilegais de obras de valor único do Times”. Também pede que as empresas destruam quaisquer modelos de chatbot e dados de treinamento que usem material protegido por direitos autorais do The Times.
Processo do NYT contra OpenAI e Microsoft desafia IA generativa
Representantes da OpenAI e da Microsoft não comentaram a acusação, informou o NYT.
Segundo o jornal americano, o processo pode testar os contornos legais emergentes das tecnologias de IA generativa – assim chamadas para o texto, imagens e outros conteúdos que podem criar depois de aprender com grandes conjuntos de dados – e pode trazer grandes implicações para a indústria de notícias. O Times está entre um pequeno número de veículos que construíram modelos de negócios bem-sucedidos a partir do jornalismo online, mas dezenas de jornais e revistas foram prejudicados pela migração dos leitores para a internet.
A OpenAI e outras empresas de tecnologia de IA – que usam uma ampla variedade de textos online, de artigos de jornal a poemas e roteiros, para treinar chatbots – estão atraindo bilhões de dólares em financiamento.
A OpenAI agora é avaliada por investidores em mais de US$ 80 bilhões. A Microsoft destinou US$ 13 bilhões para a OpenAI e incorporou a tecnologia da empresa em seu mecanismo de busca Bing.