Brasileiros compraram mais motocicletas do que automóveis em abril
Total de motocicletas vendidas no país chega a 120,9 mil unidades, enquanto as vendas de automóveis somaram 118 mil unidades, informa a Fenabrave
03/05/2023As vendas de motocicletas cresceram 12,2% no mês de abril, em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foram a 120,9 mil unidades vendidas. Em situação pouco comum, o comércio de motos foi maior do que o de carros de passeio, cujos emplacamentos somaram 118,1 mil unidades em abril – ou seja, 2,8 mil veículos a menos. As vendas de motocicletas são impulsionadas pela economia que representam em relação aos automóveis, e pelos preços mais acessíveis.
Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 3, pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias. Frente a março, mês com cinco dias a mais de venda, o volume de motos recuou 17,2% em abril.
Como resultado da expansão dos serviços de entrega (delivery) e da busca do consumidor por veículos não só mais baratos, mas também mais econômicos no consumo de combustível, 478 mil motos foram vendidas no Brasil durante os quatro primeiros meses do ano. Esse total representa uma alta de 25% sobre o resultado registrado entre janeiro e abril de 2022.
Indústria vende 118 mil automóveis e 120,9 mil motocicletas em abril
As vendas de veículos tiveram alta de 9,1% no mês passado, quando comparadas ao volume do mesmo período de 2022. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 160,7 mil unidades foram emplacadas em abril, conforme balanço publicado nesta quarta-feira, 3, pela Fenabrave, a associação que representa as concessionárias.
Apesar do crescimento, as vendas seguem abaixo das expectativas da indústria, que, com a melhora no fornecimento de peças, confiava em resultados mais próximos aos registrados antes da pandemia de covid-19. Em 2019, quando não havia impacto nem da crise sanitária nem da irregularidade no abastecimento de componentes, as vendas somaram 231,9 mil veículos no mesmo mês.
O ritmo de vendas em abril se manteve abaixo de 9 mil unidades por dia, assim como em março. Só que como o mês passado teve cinco dias úteis a menos, a variação de março para abril foi negativa em 19,2%.
Com isso, 632,3 mil veículos zero quilômetro foram vendidos desde o início do ano, o que representa uma alta de 14,4% frente aos quatro primeiros meses de 2022, em que havia limitação de oferta. O número, contudo, está 207 mil unidades abaixo do total comercializado em igual período de 2019. (AE)