close

Navio graneleiro deixa porto da Ucrânia após acordo

Graneleiro partiu do porto de Odessa, na Ucrânia, carregando 26 mil toneladas de milho com destino final em Trípoli, no Líbano

Ucrânia

O carregamento é o primeiro teste para permitir que a Ucrânia | Foto: Getty Images

O primeiro carregamento de grãos desde o início da invasão russa em fevereiro deixou o porto de Odessa, na Ucrânia, na manhã desta segunda-feira, 1, com um acordo que pretende aliviar a iminente escassez global de alimentos e fortalecer as finanças da Ucrânia.

O primeiro navio a ser enviado, o Razoni, partiu carregando 26 mil toneladas de milho com destino final em Trípoli, no Líbano, segundo o governo turco, que ajudou a intermediar o tratado. Espera-se que o graneleiro com bandeira de Serra Leoa chegue a Istambul amanhã (2) e continue trajeto após as inspeções.

Saiba mais

O Razoni foi escoltado por um navio das forças ucranianas por um território do Mar Negro repleto de minas, para evitar um ataque à cidade portuária estratégica no sul do país.

Embarque deve marcar reinício das exportações da Ucrânia

Equipes de inspeção, incluindo funcionários da Turquia, das Nações Unidas e da Rússia, devem verificar os navios envolvidos no acordo sob o documento assinado em Istambul no mês passado.

O carregamento é o primeiro teste para permitir que a Ucrânia, uma das maiores exportadoras de grãos do mundo, comece a enviar ao exterior cerca de 20 milhões de toneladas do produto que a invasão da Rússia prendeu no país. (AE)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra