close

Navio de tamanho recorde atraca em terminal de Paranaguá

Maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo, Terminal de Contêineres de Paranaguá recebe navio de 366 metros

navio paranaguá

A extensão do cargueiro de contêineres equivale a 12,2 vezes a altura do Cristo Redentor | Foto: Divulgação

Maior navio porta-contêineres em comprimento a atracar em Paranaguá chegou nesta segunda-feira vindo dos Estados Unidos para ser carregado com carne congelada do Brasil para exportação.

O navio MSC Natasha XIII, do armador Mediterranean Shipping Company (MSC), tem 366 metros de ponta a ponta, 48,20 metros de largura e capacidade para transportar 139,7 mil toneladas e 14.432 TEUs (medida para 20 pés de comprimento de contêiner).

Saiba mais:

A extensão da embarcação é 12,2 vezes maior que a altura do Cristo Redentor. O Terminal de Contêineres de Paranaguá é considerado o maior corredor de exportação de carne de frango congelada do mundo.

“A atracação MSC Natasha XIII é um marco significativo para o nosso terminal que consolida a posição da TCP como operador de navios dessa magnitude”, comenta a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Brown.

Em nota, o armador declarou que a primeira escala de um navio de 366 metros no Terminal de Contêineres de Paranaguá é motivo de celebração para a MSC.

Paranaguá fez dragagem para receber navio de grande porte

A próxima atracação de um navio 366 no terminal está prevista para a primeira semana de fevereiro, com a chegada do navio MSC Elisa XIII, embarcação irmã do MSC Natasha XIII, que possui exatamente as mesmas características de comprimento, largura e capacidade.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca os esforços da empresa pública que administra os portos de Paranaguá e Antonina para a ampliação do calado.

“Investimos em obras de derrocagem e serviços de dragagem para aumentar cada vez mais a profundidade do canal e permitir a atracação de navios cada vez maiores. Receber o MSC Natasha XIII e o MSC Elisa XIII mostra o quanto estamos preparados para atender a esta crescente demanda de mercado”, afirmou o diretor-presidente.

Exportações de carne congelada pela TCP ultrapassa 3 milhões de toneladas

De 2022 para 2023, a exportação de proteína animal congelada teve um aumento de 19%, configurando um novo recorde para o terminal de contêineres de Paranaguá, que escoou 3.032.575 toneladas de carne resfriada em 2023.

O principal destino da carga é o continente asiático, que recebeu aproximadamente 67% deste volume, o que corresponde a 2.036.803 toneladas.

Para atender a demanda do mercado e suprir o aumento de exportações de carne congelada, a TCP deve concluir, até o fim de fevereiro, a ampliação em 45% do número de tomadas de seu pátio reefer, indo de 3.624 para 5.268, posicionando o terminal como o maior pátio para contêineres refrigerados da América do Sul.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra