close

Novak Djokovic disputará Australian Open mesmo sem estar vacinado

Número 1 do mundo recebeu permissão excepcional da organização do Grand Slam australiano, que começa em 17 de janeiro

Novak Djokovic, tenista sérvio com suéter preto e braço esquerdo apoiado sobre monte de malas em aeroporto

Organização do Australian Open afirmou que a documentação enviada por Novak Djokovic para conseguir a exceção foi analisada por médicos independentes e de diferentes campos da imunologia e do estudo de doenças infecciosas | Foto: Reprodução/Twitter

O tenista número 1 do mundo, Novak Djokovic, anunciou nesta terça-feira, 4, que disputará o Australian Open (Aberto da Austrália), primeiro grande torneio da temporada 2022, que começa em 17 de janeiro.

Em postagens no Twitter (veja abaixo) e no Instagram, o sérvio, disse ter conseguido uma “permissão de exceção” para participar do Grand Slam na Oceania. O documento permite que ele dispute sem ter comprovante de vacinação contra a covid-19.

“Passei um tempo de qualidade fantástico com pessoas amadas nas férias e hoje estou viajando para a Austrália com uma permissão de exceção. Vamos 2022!”, escreveu o atual campeão da competição.

Líder do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), Novak Djokovic sempre se posicionou contrário à obrigatoriedade da vacinação. Ele, inclusive, nunca confirmou se chegou a tomar algum imunizante contra o coronavírus.

Em novembro, o pai do atleta disse à imprensa que a exigência da imunização poderia impedir a presença do filho na Austrália.

Logo no início da pandemia de covid-19, ainda em 2020, Djokovic organizou um evento de exibição em Belgrado, capital da Sérvia, sem qualquer protocolo sanitário. Ao final, ele próprio e alguns atletas testaram positivo para a doença.

O sérvio Novak Djokovic durante partida válida pelo Master 1000 de Paris, na França, em 2021 | Foto: Reprodução/Twitter
O sérvio Novak Djokovic durante partida válida pelo Master 1000 de Paris, na França, em 2021 | Foto: Reprodução/Twitter

À agência Reuters, a Tennis Australia (TA) afirmou que a documentação enviada por Djokovic para conseguir a exceção foi analisada por médicos independentes e de diferentes campos da imunologia e do estudo de doenças infecciosas.

Adicionalmente, o pedido do tenista recebeu o ok do departamento de saúde da província de Victoria, onde fica a cidade de Melbourne, sede do Australian Open.

Além de ser o atual campeão do torneio australiano, Novak Djokovic é o recordista de títulos do evento, com nove ao todo. Ele ganhou as últimas três edições.

Por fim, ele está empatado com Roger Federer e Rafael Nadal como o maior vencedor de todos os tempos de torneios Grand Slam, com 20 conquistas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra