Exclusivo: pesquisa mostra as ações preferidas no setor financeiro
Pesquisa do banco Safra com investidores para avaliar a opinião sobre o setor financeiro brasileiro mostra que 64% estão otimistas
12/03/2024O Banco Safra fez uma pesquisa com investidores para avaliar a opinião sobre o setor financeiro brasileiro, que incluiu uma seção dedicada ao Bradesco. Foram 76 respondentes e o Safra destaca as principais conclusões:
Sentimento positivo com o setor financeiro brasileiro: 64% dos entrevistados estão otimistas com o setor em 2024, enquanto 29% têm uma posição neutra e apenas 7% estão pessimistas.
“Grandes bancos” é o subsetor favorito com 60% de todos os votos, seguido por bancos digitais e mercados de capitais, com 17% e 15%, respectivamente.
Saiba mais
- Opções para diversificar investimentos e aproveitar a queda global dos juros
- Momento oportuno para aproveitar ativos de maior risco
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Seguros é o menos preferido para 53% dos entrevistados, seguido por Pagamentos, com 21%.
3 em cada 4 preferem o Itaú Unibanco entre os grandes bancos, um número muito impressionante em comparação com os 15% do Banco do Brasil e os 10% do Bradesco.
Vale ressaltar que o Santander Brasil não recebeu nenhum voto como banco preferido, sendo a opção menos preferida para 44% dos entrevistados. Comparado à Itaúsa, o Itaú parece ser uma opção melhor para 60% dos entrevistados (vs. 19%).
O Nubank é considerado uma escolha melhor do que o Inter para 57% dos entrevistados. O Pan (29%) lidera em outros bancos de médio porte, seguido pelo ABC (24%), com uma rejeição muito pequena (1%), embora o Safra destaque os cliques elevados em “Sem opinião” (29%-36%).
O BTG Pactual lidera a preferência entre as ações do mercado de capitais, com 42% dos votos, seguido pela XP, com 33%. A B3 é vista como a escolha menos preferida por 39% dos entrevistados.
A Stone e o Pagbank têm praticamente a mesma preferência, mas a primeira teve votos um pouco mais altos.
Em relação à Cielo, 57% acreditam que a oferta pública de aquisição não será realizada a R$ 5,35, mas quase metade prefere não participar (44%), enquanto apenas 25% a comprariam esperando uma nova avaliação.
A Porto é a melhor escolha (39%) em seguros, enquanto o IRB é o menos preferido para 46% dos entrevistados.
Como introdução às conclusões sobre o Bradesco, observamos que o banco é frequentemente mencionado em nossas interações com os clientes. A maioria deles parece cautelosa, uma vez que o valuation parece barato a 0,85x P/VP, mas é frequentemente visto como uma ação de “dinheiro morto” no curto prazo.
Tendemos a concordar, especialmente considerando que os próximos trimestres ainda não devem mostrar os resultados dos esforços de eficiência de custos.
No entanto, estamos mais otimistas em relação à qualidade dos ativos de varejo depois de estudar o ajuste de crédito do sistema, e o ROE de 2025 pode ser melhor do que o esperado.