close

Petrobras aprova venda de até 100% das ações da Braskem em oferta pública

Em comunicado à CVM, estatal conduzirá o processo em conjunto com a Novonor, antiga Odebrecht, e a NSP Investimentos

Usina petroquímica ao fundo com destaque à esquerda, de baixo para cima, de totem com o logo da Braskem

Estatal informa que celebrou também um “Term Sheet” com a Novonor que estabelece diretrizes com o objetivo de migração da Braskem para o Novo Mercado da B3 | Foto: Divulgação/Braskem

O conselho de administração da Petrobras (PETR4) aprovou o modelo de venda de até 100% das ações preferenciais que detém na Braskem (BRKM5).

O processo será conduzido por meio de oferta pública secundária de ações (“follow on”), em conjunto com a Novonor e a NSP Investimentos, ambas em recuperação judicial.

Saiba mais

Em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estatal informa, ainda, que celebrou um “Term Sheet” com a Novonor que, além de instrumentalizar o compromisso destas em realizar a oferta, estabelece diretrizes com o objetivo de migração da Braskem para o Novo Mercado, nível mais elevado de governança corporativa da B3.

“Como primeiro passo neste sentido, Petrobras e Novonor, em complemento ao pedido já encaminhado pela Novonor, solicitarão que a Braskem realize os estudos e análises necessários sobre a migração, a qual deve compreender a realização de determinados atos, dentre eles, as adaptações necessárias de governança com as respectivas aprovações societárias. Com a migração haverá a negociação e assinatura de um novo Acordo de Acionistas”, informa.

Pelo referido “Term Sheet”, Petrobras e Novonor manifestam o interesse de, após a migração para o Novo Mercado, realizarem a venda de suas respectivas participações societárias remanescentes (ações ordinárias) na Braskem.

Abra sua conta

Ainda como parte dos compromissos assumidos no "Term Sheet", Petrobras e Novonor firmaram também um aditamento ao atual acordo de acionistas da Braskem, prevendo futura alteração da disciplina do direito de preferência da Braskem em novos negócios no setor petroquímico.

Segundo a empresa, todos os atos necessários para realização desta oferta, incluindo o que diz respeito à estrutura necessária para concretizá-la, estarão sujeitos à aprovação dos órgãos internos da Petrobras, notadamente quanto ao preço e percentual efetivo das ações a serem ofertadas.

Além disso, o processo está sujeito à análise e à aprovação dos respectivos órgãos reguladores, nos termos da legislação aplicável.

"Esta operação está alinhada à gestão do portfólio e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade". (AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra