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Plano&Plano muda estratégia e eleva participação no segmento de média renda

Dirigentes da incorporadora explicam na estreia do Programa 'Na Mesa', do Safra, como a empresa está migrando da faixa de baixa renda para lançamentos de até R$ 500 mil

REprodução

No 1º episódio do Na Mesa, os convidados foram os executivos da Plano&Plano Rodrigo Uchoa Luna e João Luís Ramos Hopp | Foto: Reprodução

A incorporadora Plano&Plano está voltando às origens. A companhia, que ganhou notoriedade no segmento de baixa renda a partir do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), está aumentando gradativamente a participação nos lançamentos de imóveis voltados à média renda.

Segundo o diretor financeiro e de Relações com Investidores da empresa, João Hopp, a estimativa é de que 30% dos lançamentos da Plano&Plano este ano já contemplem esta faixa de renda. Desde 2016, a incorporadora tinha a maior parte dos empreendimentos locados na baixa renda.

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O fundador da Plano&Plano, Rodrigo Luna, explicou que o retorno da companhia ao mercado de renda média acontece em um momento em que as taxas de juros imobiliários para estes consumidores subiram em média 2 pontos percentuais. Atualmente, empreendimentos que custam de R$ 270 mil a R$ 500 mil são classificados como de média renda.

Mercado de média renda é novo foco da Plano&Plano

“Em um contexto de juros a 13,75% ao ano, a taxa para o financiamento passou de 8% a 8,5% ao ano para 10%. Existem muitos consumidores com desejo de adquirir um imóvel com uma taxa palatável, que caiba no bolso”, disse Luna.

Além da retomada de projetos para média renda, Luna ressaltou que a companhia aderiu ao programa de habitação da Prefeitura de São Paulo, batizado de Pode entrar.

A Plano&Plano ofertou 7,82 mil unidades, totalizando R$ 1,5 bilhão. O Pode Entrar é semelhante à antiga faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, pois, os programas atendem famílias de renda mais baixa mediante a contratação de empreendimentos com subsídios do governo.

Ao todo, 56 construtoras participaram do edital e, juntas, ofertaram 104 mil apartamentos. A prefeitura estimava que o programa poderia atrair a oferta de 40 mil unidades.

“Pelas regras, cada empresa propôs os empreendimentos, a localização e o preço. São unidades mais baratas para atender à faixa de renda mais baixa”, disse Luna.   

Luna e Hopp participaram do primeiro episódio do novo programa ‘Na Mesa’, do Banco Safra, que já está disponível no Youtube.

Mensalmente, o programa Na Mesa vai apresentar entrevistas com executivos de empresas listadas na B3 sobre a atuação da companhia e do mercado em que estão inseridas.

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