Plano&Plano muda estratégia e eleva participação no segmento de média renda
Dirigentes da incorporadora explicam na estreia do Programa 'Na Mesa', do Safra, como a empresa está migrando da faixa de baixa renda para lançamentos de até R$ 500 mil
07/03/2023A incorporadora Plano&Plano está voltando às origens. A companhia, que ganhou notoriedade no segmento de baixa renda a partir do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), está aumentando gradativamente a participação nos lançamentos de imóveis voltados à média renda.
Segundo o diretor financeiro e de Relações com Investidores da empresa, João Hopp, a estimativa é de que 30% dos lançamentos da Plano&Plano este ano já contemplem esta faixa de renda. Desde 2016, a incorporadora tinha a maior parte dos empreendimentos locados na baixa renda.
Saiba mais
- Geração eólica no mar ganha regras e país já tem 3,4 mil projetos
- Imposto de Renda: tudo o que é preciso saber sobre a declaração
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
O fundador da Plano&Plano, Rodrigo Luna, explicou que o retorno da companhia ao mercado de renda média acontece em um momento em que as taxas de juros imobiliários para estes consumidores subiram em média 2 pontos percentuais. Atualmente, empreendimentos que custam de R$ 270 mil a R$ 500 mil são classificados como de média renda.
Mercado de média renda é novo foco da Plano&Plano
“Em um contexto de juros a 13,75% ao ano, a taxa para o financiamento passou de 8% a 8,5% ao ano para 10%. Existem muitos consumidores com desejo de adquirir um imóvel com uma taxa palatável, que caiba no bolso”, disse Luna.
Além da retomada de projetos para média renda, Luna ressaltou que a companhia aderiu ao programa de habitação da Prefeitura de São Paulo, batizado de Pode entrar.
A Plano&Plano ofertou 7,82 mil unidades, totalizando R$ 1,5 bilhão. O Pode Entrar é semelhante à antiga faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida, pois, os programas atendem famílias de renda mais baixa mediante a contratação de empreendimentos com subsídios do governo.
Ao todo, 56 construtoras participaram do edital e, juntas, ofertaram 104 mil apartamentos. A prefeitura estimava que o programa poderia atrair a oferta de 40 mil unidades.
“Pelas regras, cada empresa propôs os empreendimentos, a localização e o preço. São unidades mais baratas para atender à faixa de renda mais baixa”, disse Luna.
Luna e Hopp participaram do primeiro episódio do novo programa ‘Na Mesa’, do Banco Safra, que já está disponível no Youtube.
Mensalmente, o programa Na Mesa vai apresentar entrevistas com executivos de empresas listadas na B3 sobre a atuação da companhia e do mercado em que estão inseridas.