close

Setor de serviços mostra desaceleração maior que a esperada nos EUA

Leitura dos dados do setor de serviços nos EUA veio pior que a esperada pelos analistas, com queda de entregas de suprimentos, encomendas e empregos

PMI serviços

A leitura veio pior do que a alta a 52,5 pontos esperada por analistas consultados pelo The Wall Street Journal | Foto: Getty Images

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos Estados Unidos caiu para 50,6 em dezembro, de 52,7 pontos em novembro, de acordo com a leitura do Instituto para Gestão da Oferta (ISM, na sigla em inglês).

A leitura veio pior do que a alta a 52,5 pontos esperada por analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

Saiba mais

Em nota, o ISM destaca que dezembro marcou o 12° mês consecutivo de expansão da atividade do setor de serviços americano, acima de 50. Porém, três dos quatro principais indicadores que compõem o índice caíram em dezembro: o de empregos caiu de 50,7 para 43,3 pontos; e o de entregas de suprimentos recuou de 49,6 pontos para 49,5 e o de novas encomendas encolheu de 55,5 para 52,8 pontos.

PMI do setor de serviços: indicador de atividade industrial é exceção

Apenas o indicador de atividade empresarial subiu de 55,1 para 56,6 pontos.

O PMI do setor de serviços foi divulgado após o resultado do payroll mostrar a criação de 216 mil empregos em dezembro, número bem acima da previsão de 170 mil dos economistas. O crescimento salarial mensal e anual superaram por 0,1 ponto percentual (p.p.) o que o mercado esperava, e a taxa de desemprego ficou ligeiramente abaixo do estimado.

Veja aqui a íntegra do relatório.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra