Porto Seguro sofre no 3º trimestre com alta no índice de sinistros
Seguradora reporta lucro líquido de R$ 206,5 milhões, valor 47,5% abaixo do registrado no mesmo período de 2020. Veja os destaques
11/11/2021A combinação de aumento no índice de sinistralidade (reporte de perda de um bem segurado) com baixo desempenho financeiro fez a Porto Seguro (PSSA3) reportar resultados ruins sobre o terceiro trimestre.
Em relatório, o Banco Safra destaca o lucro líquido ajustado, que chegou a R$ 206,5 milhões, 47,5% abaixo o registrado no mesmo período do ano passado e 25% aquém da projeção do banco.
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No entanto, o Safra manteve a classificação de compra para os papéis PSSA3, uma vez que são negociados a múltiplos atrativos. O preço-alvo (potencial) das ações está em R$ 33,50.
Além disso, a diversificação do negócio deve agregar valor no longo prazo.
Recentemente, a Porto Seguro e a Cosan se associaram para entrar no ramo de locação de veículos.
Destaques financeiros
Na análise, o Safra evidencia o aumento de 13% (comparação anual) dos prêmios emitidos no período, que chegara a R$ 4,667 bilhões, 2,4% acima da estimativa do banco.
Com isso, o resultado operacional caiu 70% em comparação ao mesmo período de 2020, para R$ 161,7 milhões.
Por outro lado, o Safra destacou o forte crescimento da receita em todos os segmentos.
Isso também sinaliza que os resultados para os próximos trimestres devem ser mais animadores, uma vez que os sinistros podem se normalizar e os resultados financeiros líquidos podem melhorar com o aumento da taxa de juros.
Outros detalhes da análise do Safra para a Porto Seguro podem ser conferidos neste link.
Sobre a Porto Seguro (PSSA3)
A Porto Seguro S.A é a quarta maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência.
Conta com uma estrutura operacional e de distribuição de cerca de 13 mil funcionários, 120 filiais e 3,6 mil agências bancárias do Itaú espalhadas por todo o País, além de aproximadamente 35 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço.
A companhia é líder no segmento de automóvel e residência no Brasil e conta com aproximadamente 8 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios.
A empresa é reconhecida pelo alto nível de atendimento a clientes e corretores e pela qualidade dos serviços oferecidos.
Em novembro de 2003, a companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, que oferece seguro de automóvel, seguros patrimoniais e seguros de vida (excluindo os produtos de previdência).