Positivo mira segmento corporativo para reduzir exposição ao varejo
Diante da concorrência no varejo, Positivo busca maior participação no segmento de empresas em busca previsibilidade no faturamento
26/08/2022O grupo Positivo Tecnologia busca aumentar sua participação no segmento corporativo, visando maior previsibilidade no faturamento. A estratégia se justifica pela concorrência acirrada no varejo, que envolve grandes players do exterior, a exemplo das líderes no mercado internacional, a chinesa Lenovo e as americanas HP e Dell.
Marca tradicional no varejo brasileiro, a Positivo também atua junto a instituições públicas, incluindo a venda de urnas eletrônicas para o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), cuja receita representou 21% de seu faturamento total no 2T22. Além de incrementar as vendas de computadores para o mercado corporativo, outra estratégia adotada é o aluguel de equipamentos de TI para empresas, algo que se tornou mais comum nos últimos anos no Brasil.
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Quanto às vendas de computadores, é válido mencionar o impacto do surgimento de smartphones, que contribuiu para a redução nas vendas de PCs, uma vez que boa parte das tarefas cotidianas passaram a se concentrar nos celulares. Enquanto em 2011 o volume de vendas de computadores no Brasil foi de 15, 8 milhões de unidades, em 2018 foi de 5,5 milhões. A queda esperada para este ano é de 3,2%, de acordo com matéria publicado pelo Estadão.
Positivo tecnologia diversifica atuação no varejo
Diante disso, o Positivo diversificou sua atuação junto ao varejo, oferecendo computadores e celulares mais premium de outras marcas. Em 2018, lançou maquininhas de cartão para estabelecimentos comerciais.
A estratégia do Positivo Tecnologia é manter forte atuação no varejo e market share, mas ao mesmo tempo olhar para segmentos com maior margem e evitar as oscilações de mercado do varejo, bastante exposto ao momento econômico do país.