Privatização será crucial para ações da Eletrobras
Em análise, Banco Safra aponta o processo de privatização como determinante para aumentar valor de mercado da empresa
22/03/2021Apesar da divulgação de resultados do último trimestre de 2020 realizada na última semana, a Eletrobras (ELET3 e ELET6) vive com os holofotes do mercado voltados para a sua privatização. A pauta será determinante para a valorização da estrutura e das ações da Eletrobras.
Esta é a conclusão do Banco Safra, que divulgou um relatório sobre a companhia nesta segunda-feira, 22.
Na análise, o Safra destaca o anúncio do governo federal sobre a Medida Provisória (MP) 1.031/2021, que trata do processo de privatização da empresa. O processo está sujeito à aprovação da Câmara e do Senado.
Se aprovada, a privatização pode aumentar o valuation (valor de mercado) e valorizar as ações da Eletrobras. No momento, o Safra classifica como “neutra” a recomendação para os papéis, com preço-alvo (potencial) de R$ 36,70 por ativo.
Benefícios da Medida Provisória de privatização
Na visão do Safra, a MP editada pelo governo federal representa uma iniciativa mais direta e clara sobre a intenção de privatizar a Eletrobras.
A MP permite que o BNDES comece a modelar a privatização, o que poderia trazer mais clareza sobre alguns aspectos do processo.
A medida pode pressionar o Congresso a debater a privatização, já que a MP expira em até 120 dias.
No entanto, o Safra se posiciona de forma cautelosa sobre o processo devido a fatores de incerteza como o golden share (fatia controlada pelo governo que lhe dá poder ao governo de interferência) e o risco político envolvendo posições contrárias ao projeto no Congresso Nacional.
A análise completa do Banco Safra sobre a privatização, bem como sobre o balanço do quarto trimestre e as ações da Eletrobras pode ser lida por este link.
Sobre a Eletrobras (ELET3)
As Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras), constituída sob a forma de sociedade por ações de capital misto, tem como atribuição a promoção de estudos, projetos de construção e operação de usinas de geração, linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica.
A Eletrobras é responsável pela administração de programas de governo voltados para o desenvolvimento do setor elétrico.