Produção e preço mais alto do petróleo puxam resultados da 3R Petroleum
Para o Safra, a empresa obteve sucesso ao melhorar a produção nos campos em que opera
24/02/2022O balanço da 3R Petroleum (RRRP3) no quarto trimestre reflete, segundo o Banco Safra, números de produção mais fortes e preços mais altos do petróleo, do lado positivo, mas também um aumento significativo nas despesas, que levaram o EBITDA ajustado a ficar 36% abaixo da expectativa do banco.
De acordo com o Safra, a empresa obteve sucesso em melhorar a produção de petróleo nos campos que já opera e este ano é importante para reduzir potencialmente o risco percebido se a 3R for capaz de replicar esse desempenho nos campos em transição cujas operações a empresa deverá assumir ao longo do ano.
Saiba mais
- Saiba como operar na bolsa de valores com a solidez da Safra Corretora
- O que são e como investir em fundos de índices ETFs
- Setor elétrico é opção de refúgio contra oscilações da Bolsa de Valores
Para o Safra, tal redução de risco pode levar à materialização de pelo menos parte do potencial de valorização e, com isso, o Safra mantém o rating de compra.
Segundo o Safra, se se observar o aumento nas despesas, a maior parte vem do pagamento de bônus anual, seguido de salários. Embora este último tenha uma natureza recorrente à medida que a empresa aumenta de tamanho, o banco diz que quer entender melhor se os pagamentos de bônus podem manter ou aumentar seu tamanho no futuro.
Com relação aos custos operacionais, a expansão foi impulsionada pela incorporação do Polo Areia Branca e um trimestre completo do Polo Rio Ventura, juntamente com maiores gastos de energia elétrica e aumento das atividades de manutenção.
Vale a pena investir em RRRP3?
- Campos maduros podem ser operados a custos atrativos e com potencial para aumentar os fatores de recuperação;
- Equipe de gestão experiente; e
- Oportunidades de aquisição de ativos.
Quais são os principais riscos de RRRP3?
- Preços do petróleo, que influenciam diretamente os resultados da empresa;
- Riscos de execução relacionados não apenas à operação de campos de petróleo e gás, mas também ao número crescente de projetos simultâneos;
- Regulamentação;
- Crescente competição pela aquisição de ativos de petróleo e gás; e
- Questões ambientais inerentes ao setor.
Sobre a 3R Petroleum (RRRP3)
A 3R Petroleum (RRRP3) é uma empresa do setor de óleo e gás com foco em redesenvolvimento de campos maduros em produção. O nome da empresa alude aos pilares Redesenvolver, Revitalizar e Repensar, que norteiam a estratégia de incremento de produção e reservas nos ativos.
A história da empresa remonta a 2014, quando a Ouro Preto Óleo e Gás adquiriu uma participação de 35% nos campos costeiros de Pescada e Arabaiana. A Ouro Preto seria posteriormente adquirida pelo fundo Starboard e, em seguida, incorporada à 3R Petroleum. Em agosto de 2019, ocorreu a primeira aquisição de ativos, viabilizada pelo plano de desinvestimento da Petrobras.
O portfólio atual da 3R Petroleum (RRRP3) é composto por oito clusters, dois dos quais já operados por eles (Macau e Rio Ventura) e seis em fase de transição, aguardando aprovações regulatórias e de licenciamento finais a serem transferidos para a empresa: Fazenda Belém, Recôncavo e Redonda/Ponta do Mel (onshore) e Pescada, Peroá e Papa Terra (offshore).
A estrutura acionária da 3R Petroleum é composta por quase 40% de dois fundos geridos pela Starboard, 2% da administração e 60% de free float (livre negociação em Bolsa de Valores).