close

Inflação nos EUA desacelera e eleva apostas em manutenção dos juros

Inflação ao consumidor cai para 0,1% em novembro, na véspera da decisão do Federal Reserve sobre o rumo dos juros

Inflacao de novembro eua cpi

Times Square with people and traffic. New York City, USA.

Os dados de inflação ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos divulgados nesta terça-feira mostraram que os aumentos de preços permaneceram moderados em novembro, o mais recente sinal de que a inflação arrefeceu substancialmente desde o seu pico de Junho de 2022. O resultado deve levar o Federal Reserve a manter as taxas de juros inalteradas na sua última reunião do ano, que acontece nesta quarta-feira, 13.

O CPI dos Estados Unidos subiu 0,1% em novembro em comparação a outubro, enquanto a expectativa de consenso de analistas consultados pelo The Wall Street Journal era de estabilidade. Na comparação anual, a alta foi de 3,1%, também dentro do esperado. Após o dado ser publicado, o rendimento das Treasuries, que trabalhava em queda mais firme, passou a rondar a estabilidade. O Ibovespa, que operava em leve alta, também passou a cair.

Saiba mais

O Índice de Preços ao Consumidor foi divulgado no momento em que o Fed inicia sua reunião de dois dias, que terminará com a divulgação de uma decisão sobre a taxa de juros e um novo conjunto de projeções econômicas trimestrais, às 14h de quarta-feira. Jerome H. Powell, o presidente do Fed, deverá dar uma entrevista coletiva à imprensa após o resultado da reunião do comitê de Política Monetária do Fed.

Inflação desacelera e Fed deve iniciar corte de juros no primeiro semestre de 2024

Os dados recentes da economia dos Estados Unidos sugerem que a inflação permanece mais baixa do que no início deste ano. A queda é significativa em relação ao pico acima de 9% acumulado em 12 meses em meados de 2022.

Os investidores esperam que os Fed comece a reduzir os custos dos empréstimos no primeiro semestre de 2024, embora as autoridades tenham tentado manter as suas opções em aberto, acenando com cautela. Grande parte dos economistas projeta que a inflação continue a cair em 2024.

As autoridades da Fed aumentaram acentuadamente as taxas de juros desde março de 2022, numa tentativa de desacelerar a economia, na esperança de arrefecer a procura o suficiente para fazer baixar a inflação.

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra