Ray-Ban do Facebook é questionado por autoridade de dados da Itália
Órgão italiano que saber como o Ray-Ban Stories cumprirá leis de privacidade do país ao filmar e fotografar crianças e adultos
13/09/2021A autoridade de proteção de dados da Itália solicitou ao Facebook esclarecimentos sobre o seu novo óculos inteligente, lançado na última semana em parceria com a marca Ray-Ban.
Com o pedido, os italianos querem garantir que o novo produto – que será vendido no país – esteja em conformidade com as leis de privacidade.
Segundo a agência de notícias Reuters, a requisição foi feita na última semana pelo Garante, órgão italiano responsável, via Comissário de Proteção de Dados da Irlanda. O Facebook mantém sua sede europeia naquele país.
Criado com o apoio da gigante EssilorLuxxotica, o “Ray-Ban Stories” do Facebook permite tirar fotos e gravar vídeos curtos, ouvir música e fazer telefonemas.
De acordo com companhia de Mark Zuckerberg, o equipamento é adequado para crianças a partir de 13 anos.
Entretanto, a Itália questiona o Facebook sobre as práticas para proteger as pessoas filmadas ocasionalmente, em particular as crianças, bem como os sistemas adotados para anonimizar os dados recolhidos e as funções do assistente de voz ligado aos óculos.
Detalhes do Ray-Ban do Facebook
Inicialmente o Ray-Ban Stories será vendido apenas nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e no Reino Unido. Não há previsão ainda de venda no Brasil.
Sendo assim, os óculos custam US$ 299, o equivalente a R$ 1,6 mil.
O produto está disponível em 20 variações nos estilos clássicos da Ray-Ban: Wayfarer, Wayfarer Large, Round e Meteor. Além disso, são cinco as cores disponíveis.
O lançamento foi feito via página oficial da rede social, além da conta de seu fundador.