close

Richard Rogers, prêmio Pritzker de arquitetura, morre aos 88

Arquiteto que ajudou a desenhar o Centro Gerges Pompidou, em Paris, é considerado um dos pais da arquitetura de alta tecnologia

Richard

Arquiteto foi homenageado pelo Centro Rogers Pompidour, em Paris | Foto: Divulgação

O arquiteto britânico Richard Rogers, um dos responsáveis pelo projeto do Centro Georges Pompidou, em Paris, morreu no sábado à noite, informou a família.

O Centro Georges Pompidou é um dos locais mais visitados de Paris, onde funciona o Museu Nacional de Arte Moderna e a Biblioteca Pública.

Richard Rogers, de 88 anos, ganhou em 2007 o Prémio Pritzker, considerado um dos maiores prêmios internacionais de arquitetura e conhecido como Prêmio Nobel de Arquitetura.

Nas redes sociais, o Centro George Pompidiou agradeceu Richard Rogers: “Estamos muito emocionados com o desaparecimento de Richard Rogers, arquiteto genial do nosso prédio e sua utopia com seu cúmplice Renzo Piano. Ele dizia: ‘A constância é a mudança (… ) meu objetivo é adaptar os edifícios às necessidades das pessoas’. Obrigado, Senhor Rogers”.

O arquiteto morreu “pacificamente”, disse Matthew Freud, presidente e fundador da agência de comunicação Freuds. Segundo o jornal New York Times, o filho Roo Rogers confirmou a morte, de causa não foi especificada.

Richard Rogers foi pioneiro da arquitetura de alta tecnologia

A família do arquiteto, nascido em Florença, em 1933, fugiu de Itália, então sob o regime do líder do Partido Nacional Fascista Benito Mussolini, para Londres, onde Richard Rogers se tornou num dos pioneiros do movimento de “alta tecnologia”, distinguindo-se pelas estruturas de vidro e aço e tubos expostos.

Além do Centro Pompidou, no coração de Paris, que concebeu com o amigo Renzo Piano em 1971 , projetou a sede da companhia de seguros Lloyd`s, que abriu em 1986 na city de Londres e desde 2011 monumento classificado no Reino Unido.

Concebeu também o edifício do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em Estrasburgo, os escritórios de Potsdamer Platz em Berlim, um terminal no Aeroporto Internacional de Barajas em Madrid, o Three World Trade Center em Nova Iorque, e o Millennium Dome em Londres, uma curiosidade das celebrações do ano 2000 que lhe valeu a ira do Príncipe Carlos.

Depois de se tornar Lorde Rogers of Riverside, o arquiteto ocupou, em 1996, um lugar na Câmara dos Lordes, a câmara alta do Parlamento britânico, nas fileiras trabalhistas.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra