Conheça o rover da Nasa que vai buscar água na Lua
Veículo da agência dos EUA terá missão de localizar água em forma de gelo, o que pode servir para abastecer futuras missões
06/05/2021Desde 1969 o homem não pisa na Lua, hiato que a Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, planeja encerrar nos próximos anos com a missão Artemis. E um dos membros da equipe será o VIPER (Volatiles Investigating Polar Exploration Rover), que vai procurar por água.
A ideia da Nasa é enviar o VIPER para a superfície lunar em 2023, diretamente para o polo sul do satélite.
A principal tarefa do rover da Nasa é buscar por água em forma de gelo, pensando em uma futura exploração humana.
Além disso, se a água for encontrada na Lua, há possibilidade de transformá-la em combustível de foguete, como mostra um artigo da publicação MIT Technology Review.
O envio do rover é parte do programa CLPS (Commercial Lunar Payload Services), que faz parcerias com empresas privadas interessadas em colaborar com o envio de cargas úteis a Lua durante a missão Artemis.
Nesse sentido, a companhia Astrobotic será a encarregada de ajudar no pouso do VIPER na superfície lunar, daqui a dois anos.
Como é o VIPER, rover da Nasa
O VIPER é um robô móvel que lembra o Perseverance, rover da Nasa que está em missão em Marte.
O veículo, que ainda está em fase de construção, será relativamente grande, com 2,5 metros de altura e 1,5 metro de comprimento.
Todo o seu hardware poderá ainda resistir por 14 dias sem danos durante uma noite lunar, quando as temperaturas caem a -173 graus celsius.
Além disso, o rover da Nasa será conduzido a uma velocidade de cerca de 0,8 quilômetros por hora e vai desacelerar pela metade durante operações de investigação envolvendo seus instrumentos.
O projeto do VIPER prevê que o rover seja capaz de rodar por qualquer terreno, mesmo o mais fofo, onde a chance de atolamento é grande.
O veículo será capaz de erguer cada uma de suas rodas de forma independente, quase que como pés, e usá-las para cavar ou varrer o local, segundo a Nasa.
Democratização das missões espaciais
Mais do que permitir a exploração humana no futuro, o novo rover da Nasa pode marcar o início da democratização das missões espaciais pelo mundo.
Como mostra um novo artigo do MIT Technology Review, o VIPER funcionará com código aberto.
Isso quer dizer que o código estará disponível para uso, modificação e distribuição por qualquer pessoa.
Esse sistema pode ajudar a própria Nasa e outras agências especiais pelo mundo a resolver falhar e otimizar seus softwares por meio da colaboração de cientistas e programadores de todo o mundo.
Não só as agências podem se beneficiar da conhecimento mundial como também podem baratear as missões, mesmo que o dinheiro não seja problema para órgãos como a Nasa.