Shoppings de alta renda saem ilesos da pandemia com embalo para crescer
Os indicadores operacionais melhoraram e as vendas superaram os níveis de 2019; Iguatemi e Multiplan despontam com maior potencial de valorização
15/12/2022Os shopping centers de alta renda tendem a ser mais resilientes no atual período de juros altos e instabilidade econômica causada pela transição política, segundo avaliação do Banco Safra, que aposta especialmente na valorização das ações dos shoppings das redes Iguatemi (IGTI11) e Multiplan (MULT3).
Segundo a análise do banco, as ações das duas redes são menos suscetíveis a um cenário macro mais desafiador como o atual. O Safra avalia que os piores efeitos da pandemia da covid-19 já ficaram para trás, e considera que os operadores de shoppings saem da crise com suas operações praticamente ilesas.
Saiba mais
- Safra Trends: as melhores oportunidades para investir em 2023
- Diversificação é base para a construção do patrimônio
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
Enquanto isso, mesmo diante de um ambiente macro pior, o banco não prevê impacto significativo nos resultados do setor, projetando crescimento anual composto para os próximos anos de 30% para o lucro por ação do Iguatemi e de 14% para a Multiplan.
Os indicadores operacionais melhoraram significativamente. As vendas dos lojistas superaram os níveis de 2019 e registraram crescimento real, refletindo a reabertura total da economia.
Dessa forma, as duas empresas reduziram substancialmente o volume de descontos concedidos, com aluguéis em mesmas lojas superando a inflação do IGP-DI desde 2019, ao mesmo tempo em que apresentavam redução de seus índices de inadimplência líquida, que estão abaixo dos patamares históricos.
Ritmo de contratações em shoppings de luxo supera expectativa
Apesar dos aluguéis mais altos e do faturamento acima da média, o ritmo de contratações com novas lojas está superando as expectativas e a taxa de ocupação dos shoppings tem mantido a tendência de crescimento observada nos últimos trimestres.
Por outro lado, os resultados de estacionamento ainda não foram totalmente recuperados, afetados principalmente pela redução do tempo médio de permanência dos clientes.
A melhoria operacional levou a um desempenho superior das ações. Impulsionadas pela forte recuperação de seus resultados, desde o início do ano as ações dos shoppings superaram significativamente os índices Imobiliário (IMOB) e Ibovespa, apesar da inclinação da curva de juros brasileira, principal referência do setor (Iguatemi: +5% e Multiplan : +23% vs -5% do IMOB e +4% do IBOV).
O Iguatemi continua sendo a principal escolha do Safra no setor, pelo seu portfólio premium capaz de continuar a fornecer maior poder de negociação com seus lojistas e poder de precificação, resultando em crescimento real do aluguel e desempenho superior das ações.