close

Sotheby’s exibe joalheria assinada por artistas negros

Casa de leilão realiza mostra física e virtual de peças criadas a partir dos anos 1950 até hoje; joias serão vendidas também pela internet

Colar de ouro e esmeraldas

Colar em ouro amarelo, esmeraldas, ônix e diamantes brancos, de Harwell Godfrey, um dos 21 escolhidos para a mostra inédita | Foto: Divulgação

A Sotheby’s vai expor e vender uma coleção nunca reunida de joias: a produção de designers negros norte-americanos dos anos 1950 até os dias de hoje. Em paralelo à mostra em Nova York, a casa de leilão vai deixar as peças à mostra em seu canal digital de 17 a 26 de setembro.

As vendas ocorrerão até o dia 10 de outubro.

“Brilliant & Black: A Jewelry Renaissance” (Brilhante e Preto: Uma Renascença da Joalheria) reúne 60 joias criadas por 21 artistas, algumas exclusivamente para a exposição.

A curadoria é de Melanie Grant, editora de luxo da revista “Economist” e autora da bíblia “Cobiçadas: Arte e Inovação em Alta Joalheria”, lançado no ano passado pela editora Phaidon.

Thelma West “Rebel Black Ring” featuring a 5.01-carat pear-shaped, D-color diamond; $400,000. (Image courtesy of Sotheby’s)
Anel criado por Thelma West: diamante de 5 quilates | Foto: Divulgação

Em seu prefácio no catálogo da exposição, Grant escreve que a ação é desdobramento da mudança social provocada pelo movimento Black Lives Matters. Para ela, a exibição amplia a tradição africana, até então restrita à temática no universo da joalheria, para a criação, a criatividade de designers de ascendência africana “expressando suas próprias experiências”.

Sotheby’s destaca variedade de estilos da exposição

“Esta exposição representa uma mudança no pensamento de‘ inspiração africana para o talento negro ser a inspiração”, escreve também a curadora, que assina a montagem com o diretor de joias da Sotheby’s, Frank Everett.

“Acho que, no futuro, vamos olhar este momento como um divisor de águas, amplificando os talentos e histórias de designers de joias negras, muitas vezes esquecidos e subestimados”, acrescentou Grant.

“Essas criações artesanais mostram uma variedade de estilos e materiais, iluminando as diversas fontes de inspiração. A Sotheby’s está extremamente orgulhosa de acolher um projeto tão importante. Estamos muito satisfeitos que esta primeira exposição contribuirá para revelar seus talentos e contribuições para a arte da joalheria para um público mais amplo”, disse Everett, no anúncio da exibição.

“Brilliant & Black: A Jewelry Renaissance” estará em exibição na Sotheby’s New York de 17 a 26 de setembro. Todas as peças estarão disponíveis para compra pessoalmente ou on-line no site Sotheby’s Buy Now,de 17 de setembro a 10 de outubro.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra