close

Superlua brilha mais em dia de eclipse total; VÍDEO

Coincidência entre fenômenos da Lua Cheia e eclipse lunar total foi transmitida ao vivo pelo Observatório Nacional

superlua

A Lua Cheia desta quarta-feira, 26, é maior e mais brilhante, por causa do fenômeno conhecido como “superlua” | Foto: Getty Images

A Lua Cheia desta quarta-feira, 26, é maior e mais brilhante, por causa do fenômeno conhecido como “superlua”. Em alguns países, foi possível observar um eclipse lunar total, que não acontecia desde janeiro de 2019 e, em determinado momento, dará à Lua uma cor avermelhada.

O fenômeno no Brasil foi transmitido ao vivo pelo canal do Observatório Nacional no Youtube.

A superlua ocorre quando a fase da Lua cheia coincide com o perigeu – ponto da órbita da Lua no qual ela se encontra mais próxima da Terra. A combinação faz com que o satélite natural pareça 7% maior e 15% mais brilhante.

No evento desta semana, a Lua está a pouco mais de 357 mil quilômetros da Terra, enquanto a média é de aproximadamente 384 mil quilômetros. Além disso, se comparada à superlua do mês passado, a desta quarta estará a cerca de 155 quilômetros mais próxima do nosso planeta, diferença que, mesmo imperceptível a olho nu, lhe concede o posto de maior superlua de 2021.

O eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona entre o sol e a lua, impedindo que o astro-rei ilumine diretamente o satélite. Quando a sombra do globo terrestre encobre totalmente a Lua, ocorre o eclipse lunar total. Nesta quarta, a fase total durará apenas 15 minutos.

Em algumas partes do território brasileiro foi possível observar a fase parcial do eclipse a partir das 6h45 (horário de Brasília), como nos três Estados da região Sul, na região oeste do Estado de São Paulo, no Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no Norte (Rondônia, Amazonas, Roraima e Acre). A visualização será melhor nos Estados mais a oeste, especialmente em parte do Amazonas e no Acre.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra