close

O que esperar da primeira superquarta de 2024

Superquarta: mercado espera corte dos juros no Brasil e manutenção nos EUA, além de pistas sobre o rumo da política monetária nas duas economias

juros superquarta

Na mesma quarta-feira, o Federal Reserve e o Banco Central do Brasil decidem os rumos dos juros | Foto: Getty Images

No último dia 31 de janeiro, as autoridades monetárias do Brasil e dos Estados Unidos anunciaram os rumos dos juros da política de juros para os próximos meses nos dois países. Trata-se da primeira superquarta de 2024 – referência à coincidência de datas das reuniões do Comitê de Política Monetária do Brasil (Copom) e do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), do Federal Reserve.

O resultado impacta o mercado na busca por evidências sobre o futuro dos custos dos empréstimos e tendências da economia.

Nesta última superquarta, por exemplo, taxa de juros nos EUA permaneceu inalterada pelo Federal Reserve (Fed) no intervalo entre 5,25% e 5,50%, enquanto a taxa Selic, no Brasil, caiu 50 pontos base, de 11,75% para 11,25%

Saiba mais:

O que acontece na superquarta? 

No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Bacen se reúne a cada 45 dias para definir a Selic (taxa básica de juros). A decisão leva em conta os principais indicadores da economia. Ao aumentar ou reduzir as taxas de juros, a autoridade monetária busca conter a inflação ou estimular a economia.  

Nos Estados Unidos, o comitê responsável é o Comitê Federal de Mercado Aberto, (Federal Open Market Committee – FOMC). As reuniões acontecem a cada 30 dias, em média. 

A superquarta acontece quando as duas reuniões, no Brasil e nos Estados Unidos, acontecem na mesma quarta-feira.

O peso dos juros na economia? 

A taxa de juros define os rumos da política monetária, ao elevar o custo dos empréstimos. A decisão de elevar ou reduzir as taxas de juros mexe com as expectativas do mercado financeiro.  

O nível dos juros influencia o consumo das famílias, a alocação de recursos em investimentos, o câmbio, o preço de ativos e o custo do crédito

Confira a página do Banco Central sobre os mecanismos de transmissão da política monetária

Juros e investimentos

Quando a taxa Selic está alta, os juros reais também tendem a subir, o que pode levar à redução de investimentos pelas empresas e desestimular o consumo das famílias, reduzindo a demanda por bens e serviços e, consequentemente, a inflação. 

Olhando especificamente para investimentos financeiros, muitos produtos são afetados, sobretudo os atrelados à renda fixa.  

A taxa Selic mais alta faz com que títulos públicos e outros produtos de renda fixa ofereçam retornos mais atrativos. Dessa forma, mais investidores se dispõem a fazer um aporte pensando no longo prazo

Por outro lado, quando a taxa está mais baixa, os rendimentos dos investimentos em renda fixa são menores. Isso estimula a migração dos investidores para produtos que ofereçam maior potencial de retorno, ainda que com mais risco – como os produtos de renda variável. 

Superquartas em 2024 

Durante o ano de 2024, as reuniões do Fed e do Bacen para discutir as taxas de juros de Brasil e Estados Unidos em quatro datas diferentes

  • 31 de janeiro 
  • 20 de março 
  • 31 de julho 
  • 17 de setembro 

Abra sua conta no Banco Safra.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra