close

Tatiana Weston-Webb é campeã de etapa do Circuito Mundial de Surfe

Gaúcha superou a australiana Tyler Wright na final em Jeffreys Bay, na África do Sul. A atleta de 26 anos é agora a 3ª no ranking da WSL

Tatiana Weston-Webb em cima dos ombros de duas pessoas, com boné em mãos e champanhe, comemorando vitória no surfe

Com o triunfo, Tatiana Weston-Webb tornou-se a única mulher a faturar duas etapas nesta temporada – ela fora campeã em Bells Beach (Austrália) | Foto: Beatriz Ryder/World Surf League

A brasileira Tatiana Weston-Webb conquistou na manhã desta sexta-feira, 15, o título de Jeffreys Bay (África do Sul), a nona etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL).

A gaúcha de 26 anos superou na final a australiana Tyler Wright com parcial de 17.50 a 15.6 e, de quebra, assumiu a terceira posição no ranking mundial. J-Bay é a penúltima etapa do circuito para definir as top 5 que disputarão o título mundial de 2022 no WSL Finals na Califórnia (Estados Unidos).

Saiba mais

Com o triunfo, Tatiana Weston-Webb tornou-se a única mulher a faturar duas etapas nesta temporada – ela fora campeã em Bells Beach (Austrália).

Para chegar à final, Tati superou na semi a campeã olímpica Carissa Moore, atual líder do ranking. A havaiana, pentacampeã mundial, interferiu em uma das ondas e foi punida com a perda de uma nota. A brasileira avançou à final com vitória de 9.60 a 5.50.

Na decisão do título contra Tyler Wright, bicampeã mundial, Tati sobrou em J-Bay. A brasileira somou notas 8,5 e 9,0 – esta última a mais alta na etapa sul-africana – contra 8.17 e 7.50 da australiana.

Brasileira caminha firme para a final do Circuito Mundial de Surfe, que será disputada em Trestles, nos Estados Unidos | Foto: Jackson Van Kirk/WSL
Brasileira caminha firme para a final do Circuito Mundial de Surfe, que será disputada em Trestles, nos Estados Unidos | Foto: Jackson Van Kirk/WSL

Masculino

Entre os homens, Yago Dora foi o brasileiro que chegou mais longe na disputa masculina. O catarinense perdeu a semifinal para o australiano Ethan Ewing, que na sequência venceu o compatriota Jack Robinson, faturando o título de J-Bay.

O campeão olímpico Ítalo Ferreira deu adeus nas quartas, ao perder para o japonês Kanoa Igarashi por apenas 0,43: Igarashi avançou ao somar 15.43 contra 15.00. Na outra bateria das quartas Samuel Pupo foi superado pelo australiano Jack Robinson, por 12.83 a 7.83.

Mesmo fora da reta final em J-Bay, o paulista de Ubatuba Filipe Toledo (53.360 pontos) segue na liderança do circuito. Os cinco primeiros colocados no ranking disputarão o título mundial no WSL Finals.

Última etapa

A temporada regular de 2022 chega ao fim em Teahupo’o (Taiti), no período de 11 a 21 de agosto, com a décima etapa, que definirá os cinco classificados para o título mundial no WSL Finals (feminino e masculino), em Trestles, na Califórnia (Estados Unidos), a partir de 8 de setembro. (Agência Brasil)

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra