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TCU aprova renovação antecipada da concessões da MRS até 2056

Com a prorrogação da concessão, a MRS deve dobrar a capacidade de carga transportada, através de um investimento total de R$ 9,6 bilhões

MRS

Entre os principais projetos estão as obras na baixada santista, que beneficiarão linhas interligadas e controladas pela Rumo e VLI | Foto: Divulgação

O Tribunal de Contas da União (TCU), aprovou a renovação antecipada do contrato de concessão ferroviária da MRS, que abrange linhas férreas nos estados de SP, MG e RJ. O processo seguirá para a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), que irá integrar no contrato algumas determinações feitas pelo TCU e que já eram esperadas pela companhia.

A prorrogação antecipada garante a administração da concessão até 2056 e prevê dobrar a capacidade de carga transportada, através de um investimento total de R$ 9,6 bilhões, sendo R$ 4,2 bilhões em outorgas que serão convertidas em expansão de infraestrutura férrea, somado a R$ 5,4 bilhões em investimentos da MRS. No total os recursos serão investidos em 280 obras, abrangendo 51 municípios, com algumas intervenções já em andamento.

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Dentre os principais projetos, tem-se as obras na baixada santista, que beneficiarão linhas interligadas e controladas pela Rumo e VLI.

Planos da MRS incluem segregação entre linhas de passageiros e de carga na Grande São Paulo

Outro projeto importante será a segregação entre a linha de passageiros na região metropolitana de São Paulo e a linha de carga, que permitirá um maior volume de carga direcionado ao porto de Santos.

O programa de renovação antecipada, lançado em 2015, teve a Malha Paulista, da Rumo, como primeiro pedido analisado e concedido em 2020.

Dentre as maiores ferrovias do país, resta apenas a aprovação da renovação do trecho da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), operado pela VLI, que já requisitou a renovação.

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