Presidente da Comissão Europeia defende acordo com Mercosul
Ursula von der Leyen tem encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva em Bruxelas durante a reunião de cúpula da Celac e União Europeia
17/07/2023A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta segunda-feira, 17, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ter a expectativa de que a União Europeia (UE) e o Mercosul superem atuais divergências o quanto antes e consigam fechar um acordo comercial.
“A nossa ambição é resolver as diferenças remanescentes o mais rapidamente possível, para que possamos concluir esse acordo”, disse Von der Leyen, ao discursar mais cedo em Bruxelas, acrescentando que a UE deseja ter uma parceria com o Mercosul “em que ambas as partes se beneficiem”. Lula está na capital belga para participar da III Reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e UE, que teve início nesta segunda e será concluída amanhã.
Saiba mais
- Entenda a perspectiva positiva da renda variável no segundo semestre
- Dez melhores ações para investir no mês de julho
- Como operar na bolsa de valores com a segurança da Safra Corretora
No discurso, Von der Leyen também saudou “o ressurgimento do Brasil como ator importante no cenário global”, o que, segundo ela, está “dando impulso positivo à parceria estratégica” entre UE e Mercosul.
Von der Leyen disse ainda que a UE planeja investir fortemente na América Latina e no Caribe. “E investiremos de uma maneira que beneficie as comunidades locais e crie bons empregos.”
Lula tenta destravar acordo da União Europeia com o Mercosul
O presidente Luz Inácio Lula da Silva está em Bruxelas, na Bélgica, para participar da III Reunião de Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e União Europeia (UE), que será realizada nesta segunda (17) e terça-feira (18).
Na segunda-feira, o primeiro compromisso de Lula foi um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Em seguida, Lula participou da sessão de abertura do fórum empresarial União Europeia-América Latina e, ainda pela manhã, teve reunião com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley.
No começo da tarde da segunda, Lula tem encontro com o rei dos Belgas, Filipe, e com o primeiro-ministro do Reino da Bélgica, Alexander de Croo, e reunião com a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.
A partir das 15h30, Lula estará nos eventos da Celac-UE. Primeiro, participa da cerimônia de boas-vindas às delegações da Celac, depois da abertura da III Cúpula Celac-UE. À noite, ele participa de recepção com apresentação musical e jantar de gala.
Na terça-feira (18), o presidente tem café da manhã com lideranças de partidos progressistas; participa da sessão plenária da III Cúpula Celac- UE; tem almoço de trabalho e, por último, reunião com a primeira-ministra do Reino da Dinamarca, Mette Frederiksen.
Na quarta-feira (19), antes do retorno ao Brasil, Lula concede entrevista coletiva no Hotel Wiltcher’s Steigenberger, às 8h30, no horário de Bruxelas (3h30 de Brasília). (AE)