close

Vaca amarela e magricela é retirada da porta da Bolsa

Em protesto contra o touro dourado que foi retirado da frente da Bolsa de Valores de São Paulo, artista instala vaca magricela simbolizando a fome

Vaca magra

Vaca amarela e magra foi instalada em frente à B3 por artista plástica | Foto: Reprodução

Depois da polêmica do touro dourado que acabou sendo retirado da frente da Bolsa de Valores de São Paulo, o local ganhou agora uma nova escultura bovina, que retrata uma vaca amarela magra e aparentemente doente.

Escultura foi instalada no mesmo local onde estava ‘Touro de Ouro’, retirado pela prefeitura após multa por falta de licença.
A vaca magra é uma intervenção da artista Márcia Pinheiro, em protesto contra a escultura anterior e contra a fome no Brasil.

A vaca foi instalada em frente à B3 às 7h30 foi retirada cerca de cinco horas depois para evitar que fosse apreendida pela Polícia Militar.

O produtor e ativista Rafael Rasmoke disse ao portal G1 que a vaca deverá ser mostrada em mais alguns eventos e depois será vendida para arrecadar fundos para compra de alimentos para uma Organização Não Governamental.

Nas redes sociais, a artista Márcia Pinheiro postou uma foto, antes da instalação, com a legenda: “É hoje. Chegando”.

Vaca amarela é protesto de artista contra a fome

A artista batizou a ação de “vacas magras”. Esculturas semelhantes já foram instaladas em Fortaleza, em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação do Ceará.

O touro dourado instalado em frente à B3 em novembro foi retirado a pedido da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.

Após a retirada do touro, a porta principal da B3 e parte da calçada foi vandalizada com tinta vermelha, em mais um protesto contra o ícole copiado da Bolsa de Nova York.

Touro dourado em frente à Bolsa de Valores causou polêmica

Segundo a comissão, a instalação ocorreu sem a devida licença infringiu os artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa. Além da multa, a comissão decidiu pela remoção da estátua por considerar que ela tem elementos de peça publicitária. A votação foi de cinco votos favoráveis à remoção, quatro contra e uma abstenção.

O valor de multa, de acordo com a CPPU, deve ser definido pela Subprefeitura da Sé, que é responsável pela área onde o monumento está instalado.

A peça imitando o Touro Dourado de Wall Street foi alvo de polêmica desde a sua inauguração, na semana passada. A estátua recebeu intervenções em protesto à falta de representatividade da situação econômica e social do Brasil.

A escultura “Charging Bull” (touro atacando), conhecida como Touro de Wall Street, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova York é feita de bronze e foi inaugurada em 1989.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra