Vale retoma transporte com maior trem do mundo após incêndio
Incêndio ocorrido em trem de carga no Maranhão interrompeu o fluxo de transporte na ferrovia Carajás, por onde trafega trem de 330 vagões
13/11/2023
Ferrovia Carajás passa pelos estados do Maranhão e do Pará, ligando o Porto de Ponta da Madeira, no município de São Luís (MA), a Marabá e Parauapebas (PA) | Foto: Reprodução
A Vale informou ao mercado que retomou as operações de transporte na Estrada de Ferro Carajás (EFC). “A parada da EFC não impactou a programação trimestral de produção e embarques da companhia”, afirma a Vale.
Na última semana, a companhia informou que um incêndio ocorrido em um trem de carga no Maranhão interrompeu o fluxo de transporte na ferrovia, por onde trafega a composição conhecida como maior trem do mundo. A mineradora não deu atualização sobre a apuração das causas do incêndio.
O trem da Vale na estrada de ferro Carajás é considerado o maior trem do mundo em operação regular. Ele tem 330 vagões em um único trem com mais 3.500 metros de extensão, e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro.
Maior trem do mundo faz até 20 viagens por dia
Todos os dias, saem entre 18 a 20 trens iguais a estes, das minas da Vale, na serra de Carajás, no Pará, sentido o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão. A Estrada de Ferro Carajás também conhecida pela sigla EFC. Trata-se de uma ferrovia diagonal com 892 km de extensão, em bitola larga. A linha passa pelos estados do Maranhão e do Pará, ligando o Porto de Ponta da Madeira, no município de São Luís (MA), a Marabá e Parauapebas (PA).
Vídeo: Maior trem do mundo escoa 120 milhões de toneladas de minério de Carajás por ano