Vendas no varejo dos EUA crescem 1% em junho
Volume de vendas alcançou US$ 680,6 bilhões. Alta do consumo ocorre mesmo em meio à escalada da inflação e dos juros no país
15/07/2022As vendas no varejo dos Estados Unidos subiram 1% em junho ante maio, para US$ 680,6 bilhões, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta sexta-feira, 15, pelo Departamento do Comércio.
O resultado veio ligeiramente acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,9% no período.
Saiba mais
- Inflação acima do esperado nos EUA reforça temor de aperto monetário
- Qual deve ser a postura do Fed diante do cenário econômico?
- Invista com segurança e baixo valor de aplicação
A expansão do consumo dos estadunidenses ocorre mesmo em meio à escalada da inflação e dos juros do país promovida pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).
Excluindo-se automóveis, as vendas no setor varejista americano tiveram expansão também de 1% no confronto mensal de junho. Nesse caso, a projeção era de aumento de 0,7%.
Os dados maio ante abril sofreram revisão para cima. No caso das vendas totais, o resultado passou de recuo de 0,3% para queda de 0,1%. Em relação ao resultado sem automóveis, o avanço foi de 0,5% para 0,6%.
O dado de vendas no varejo é mais um de relevância sobre os Estados Unidos a ser divulgado nesta semana.
Na quarta-feira, 13, o mercado conheceu o CPI (índice de inflação ao consumidor) do último mês, que subiu 1,3% em base mensal e 9,1% na comparação anual.
O salto no comparativo ano a ano do CPI, inclusive, foi o maior desde novembro de 1981. (Com AE)