close

YouTube vai transmitir o Campeonato Paulista de Futebol em 2022

Plataforma garante o direito de transmitir 16 partidas da competição profissional masculina, além da feminina completa. Veja os detalhes

Acordo entre YouTube e Federação Paulista envolve ainda competições de base, como a Copa São Paulo de Futebol Júnior, e a Série A2 masculina

A Federação Paulista de Futebol (FPF) e o YouTube anunciaram nesta segunda-feira, 7, contrato para a transmissão dos jogos do campeonato masculino profissional.

Esta será a segunda competição que companhia investe em competições esportivas brasileiras. Neste ano, a plataforma transmitiu a Copa do Nordeste e continua a produzir conteúdos sobre as equipes da região, mesmo com o fim do torneio (vídeo no canto superior à direita).

A negociação envolvendo a empresa que pertence ao Google prevê que serão transmitidas ao vivo e de forma aberta, via streaming, 16 partidas do Campeonato Paulista: um jogo por rodada da primeira fase, uma partida das quartas de final, uma da semifinal e os dois jogos das finais.

Além disso, o contrato entre FPF e YouTube envolve a transmissão dos jogos do Campeonato Paulista feminino, da Copa São Paulo de Futebol Júnior, da Série A2 do Paulista masculino (equivalente a segunda divisão) e do Paulista Sub-20 para dos homens.

Nesse sentido, a negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Paulista com o YouTube não envolve a exclusividade total da competição.

Sendo assim, a FPF pode negociar pacotes com canais de TV aberta e fechada. No entanto, com relação a plataformas abertas de streaming, os direitos são somente do YouTube.

YouTube distribuirá conteúdo do Campeonato Paulista

Toda a produção de conteúdo e geração de imagens dos jogos ficará sob responsabilidade da FPF. O YouTube distribuirá tudo o que for produzido para canais de terceiros dentro de sua própria plataforma.

Com isso, além de gerar receita com publicidade, a gigante de tecnologia via fornecer áudio e imagens de qualidade aos membros da plataforma, criando uma teia de conteúdo e mantendo o usuário por mais tempo na plataforma.

O modelo de concentração a produção de conteúdo será conduzido pela LiveMode, agência parceira do futebol paulista desde 2018.

“O YouTube possui acordos importantes no mundo do esporte, incluindo com a Major League Baseball, a MLB, nos Estado Unidos, e a Fórmula 1, na Europa. Esta parceria com a Federação Paulista de Futebol reforça nosso compromisso com o Brasil e mostra nosso empenho em ser o melhor parceiro para federações, clubes e ligas e entregar o melhor conteúdo aos fãs de esporte”, disse em nota Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra