close

Jack Ma, dono do Alibaba, reaparece em Hong Kong

Bilionário chinês despareceu do radar do público desde janeiro, quando fez uma aparição por vídeo em evento filantrópico

Jack Ma, fundador do Alibaba, sorrindo de terno azul e gravata laranja com backdrop atrás com logos do World Economic Forum

Um dos homens mais ricos da China, Jack Ma suspendeu IPO que faria da fintech Ant Group, após críticas ao governo chinês em 2020 | Foto: World Economic Forum

Jack Ma, fundador do gigante de tecnologia chinês Alibaba, está atualmente em Hong Kong e se encontrou com parceiros de negócios nos últimos dias.

A informação foi dada por duas fontes à agência de notícias Reuters. Ambas não foram identificadas por restrições de confidencialidade.

Um dos homens mais ricos da China e do Mundo, Jack Ma estava fora do radar do público desde que uma restrição regulatória foi imposta sobre seu império de negócios no ano passado.

O sumiço começou depois que Ma fez um discurso em outubro de 2020, em Xangai, criticando os reguladores financeiros da China.

À época, o bilionário afirmou que eles eram obcecados com a minimização dos riscos e acusou os bancos de se comportarem como casas de penhores, emprestando apenas para aqueles que oferecem garantias.

Isso desencadeou uma cadeia de eventos que resultou no arquivamento da megaoferta pública inicial de ações (IPO) da fintech Ant Group, pertencente ao grupo Alibaba.

Embora Ma tenha feito um número limitado de aparições públicas na China continental depois desses episódios, em meio a especulações sobre seu paradeiro, uma das fontes disse que a visita de agora marca sua primeira viagem ao centro financeiro asiático desde outubro do ano passado.

Em janeiro, Jack Ma apareceu publicamente por vídeo em um evento filantrópico na China.

O Alibaba é a maior concorrente global da Amazon, de propriedade do bilionário estadunidense Jeff Bezos. (Com AE)

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra