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8 soft skills que os empregadores querem ver no currículo

Atualmente, 93% dos recrutadores consideram as habilidades interpessoais como cruciais na hora de escolher um candidato. Veja quais são elas

Close de mãos de recrutador com currículo de candidato em mãos, com caneta apontando para as soft skill, e entrevistando vai computador atrás

Entre as principais soft skills demandadas por empregadores estão comunicação, atendimento ao cliente e planejamento | Foto: Getty Images

Tratadas no passado com menor importância, as soft skills (habilidades interpessoais) se tornaram hoje determinantes na seleção de profissionais para uma vaga de emprego. Mais precisamente, 93% dos empregadores querem ver esses atributos descritos nos currículos dos candidatos.

O dado é da empresa de recrutamento ZipRecruiter, que compilou as oito soft skills mais demandadas em sua plataforma.

8 soft skills para incluir no currículo

  1. Comunicação (6,1 milhões de vagas requerem a habilidade)

  2. Atendimento ao cliente (5,5 milhões de vagas requerem a habilidade)

  3. Planejamento/agendamento (5 milhões de vagas requerem a habilidade)

  4. Gerenciamento de tempo (3,6 milhões de vagas requerem a habilidade)

  5. Gerenciamento de projetos (2,8 milhões de vagas requerem a habilidade)

  6. Pensamento analítico (2,7 milhões de vagas requerem a habilidade)

  7. Capacidade de trabalhar de forma independente (2 milhões de vagas requerem a habilidade)

  8. Flexibilidade (1,3 milhão de vagas requerem a habilidade)

Em entrevista ao portal CNBC, Kristin Kelly, diretora de marketing da CareerBuilder, também de busca de empregos, disse que “em geral, a comunicação está no topo da lista considerando como as pessoas estão trabalhando em diferentes situações, em modelos híbridos de trabalho (semipresencial)”.

Isso porque a aceleração do movimento de home office (trabalho de casa) causada pela pandemia de covid-19 destacou ainda mais a capacidade de interagir virtualmente com os colegas de trabalho de forma clara.

“Com você responde a alguém que te enviou um e-mail” hoje importa muito, exemplifica Kelly.

Além disso, há ainda o componente de transformação cultural de diversas empresas, valorizando a inclusão, diversidade e equidade de gênero no ambiente.

Por fim, os especialistas destacam que as soft skills que envolvem organização de tempo e flexibilidade são componentes importantíssimos para que os modelos semipresencial e remoto funcionem bem.

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