close

Apesar das incertezas, 2023 tem boas opções de investimentos, dizem analistas

Para especialistas do Safra, Ibovespa barato e fundos multimercados podem gerar bons rendimentos no ano que vem

Cauê Pinheiro

Estamos com uma visão otimista para 2023”, disse Cauê Pinheiro durante o painel ‘Como investir em 2023: as estratégias para vencer o mercado’ | Foto: Reprodução

Mesmo com todas as incertezas sobre o ambiente fiscal brasileiro e a inflação global, o Ibovespa pode ser uma boa alternativa investimentos por parte do investidor com mais apetite ao risco. Segundo Cauê Pinheiro, analista de Research do Safra, a Bolsa está bastante descontada, com oportunidades de bons papéis baratos.

“O investidor não precisa inventar muita coisa. Há muita ação boa e barata. Estamos com uma visão otimista para 2023”, disse Pinheiro durante o painel ‘Como investir em 2023: as estratégias para vencer o mercado’, no Safra Trends 2023, evento promovido pelo Banco Safra.

Saiba mais

Segundo Cauê Pinheiro, para 2023 a expectativa do Banco Safra é a de que o Ibovespa atinja 130 mil pontos. Hoje, a Bolsa gira em torno de 109 mil pontos e 110 mil pontos. “Estamos em um bom ponto de entrada”, ressaltou.

Sobre a renda variável e perspectivas de rendimentos no próximo ano, Pinheiro lembrou os fundos imobiliários que, assim como a Bolsa, estão descontados, mas com boas perspectivas daqui para a frente.

Segundo ele, os chamados fundos de tijolo, aqueles que têm imóveis dentro do portfólio, foram os que mais sofreram com a alta dos juros no país. “O fundo de tijolo acaba sentido mais as aberturas de juros, os preços das cotas sofrem bastante. Com isso, dá para encontrar fundos com 25% de desconto para o valor patrimônio”, ressaltou.

Já nos fundos imobiliários de ativos financeiros o desconto da cota é menor, em torno de 8% em relação ao valor patrimonial. Mas, lembra Pinheiro, eles podem ser um pouco mais defensivos. “São modalidades indexadas ao IPCA, IGP-M ou ao CDI, se a curva de juros fechar lá na frente, com alívio fiscal, ainda se tem ganhos expressivos.”

Fundos multimercados oferecem boas alternativas de investimentos

Na visão de Ana Paula de Almeida, estrategista do Safra, os fundos multimercados também são boas oportunidades para aquele investidor com um perfil menos conservador. “O multimercado é fundamental para o investidor conseguir driblar as incertezas econômicas no mundo. E na volatilidade é onde conseguimos gerar bons resultados para o investidor.”

Agora, para o investidor mais conservador, opções na renda fixa são recomendadas. Pedro Alvarenga, head de distribuição do Safra, disse que hoje no mercado há oportunidades atreladas à taxa de juros que geram bons rendimentos.

“O investidor tem que observar a sua capacidade de aguentar as turbulências. E para isso tem que analisar três aspectos: o risco de liquidez, quanto tempo pode ficar investido, o risco de volatilidade de preços e o de crédito, que tem a liquidez garantida, mas na outra ponta tem alguém que tem que pagar, essa empresa ou governo conseguirá? São essas as perguntas que a pessoa tem que se fazer”.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra