close

Louise Barsi aposta em empresas de serviços básicos

Sócia-fundadora da plataforma de educação digital AGF, filha de Luiz Barsi, maior investidor da B3, falou sobre sua estratégia de investimentos no Safra Trends 2023

Louisi Barsi

“Nossa estratégia é sempre a de comprar ações na baixa, buscando formar uma carteira de dividendos”, explica Louisi Barsi | Foto: Reprodução

Qual a estratégia para quem quer investir e construir um patrimônio sólido a longo prazo? Para Louise Barsi, sócia-fundadora da plataforma de educação digital Ações Garantem o Futuro (AGF), o melhor caminho é focar em empresas que devem continuar sendo fortes daqui a dez anos. “Procure ações de empresas e setores que se mostrem capazes de sobrepujar os ciclos políticos”, afirma Louisi.

Ela diz que está cautelosamente otimista em relação ao ano de 2023, e destaca outra estratégia importante para todos os investidores, e especialmente para quem está começando: “A constância dos aportes é muito importantes, especialmente nos tempos de dificuldades e incertezas econômicas, que é quando bons negócios são possíveis”. Louise participou do  Safra Trends 2023, promovido pelo Banco Safra para avaliar as perspectivas para investimentos.

Saiba mais

A estratégia da AGF, segundo ela, é a mesma que aprendeu com seu pai, Luiz Barsi, maior investidor pessoa física da B3, dono de um patrimônio de mais de R$ 2 bilhões. “Nossa estratégia é sempre a de comprar ações na baixa, buscando formar uma carteira de dividendos”, explica. A AGF aposta principalmente em bancos, energia, saneamento e telecom. “O acrônimo best resume nossa estratégia”, comenta a gestora, lembrando que as empresas ligadas serviços básicos garantem receita independentemente das condições econômicas. O foco é nas ações de empresas com posicionamento mais robusto de caixa, capazes de enfrentar turbulências com mais tranquilidade.

Para o ano de 2023, ela afirma que o momento é de “guardar a lupa e usar o binóculo”, ou seja, planejar os investimentos pensando no longo prazo. Sobre o ano que está terminando ela comenta que a maior dificuldade foi em relação à curva das taxas de juros. Sobre ações que prefere manter distância, ela cita as empresas de aviação civil. “É um setor vulnerável a outras questões, como política, enfrenta margens comprimidas e não temos nenhuma garantia de que as empresas atuais sejam as mesmas daqui a dez anos”.

Gestora AGF tem na Unipar a sua principal aposta

Sobre o novo governo do presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva, ela considera que o mercado tende a superar a turbulência da transição. “Para o mercado, basta que o governo seja um pouco melhor do que se teme para que haja uma recuperação significativa na Bolsa de Valores”. Ela diz que o momento oferece boas oportunidades, com ações de empresas capitalizadas que encontram-se muito desvalorizadas atualmente e com potencial valorização.

A principal aposta da AGF continua sendo a Unipar, por ser a maior pagadora de dividendos. “É a nossa principal aposta entre as small caps”, comenta ela, lembrando que a empresa enfrentou dificuldades por disputa societária no passado, mas vem se valorizando. A AGF elevou sua posição na empresa para 40% do capital, aproveitando o momento em que a empresa ‘surfou’ no setor de saneamento.

A Unipar é fornecedora de cloro e soda, produtos importantes para as empresas de saneamento, que vem crescendo desde a recente aprovação do marco regulatório do setor. A Unipar é a maior fornecedora da Sabesp, por exemplo, uma das maiores do setor.

Abra sua conta

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra