Black Friday decepciona o comércio, mas derruba inflação
Segunda pior Black Friday da história decepciona o comércio, mas derruba os preços de bens industriais, especialmente produtos de higiene pessoal e eletrônicos
28/11/2023A Black Friday 2023, data mais importante para o varejo on-line nacional, confirmaram o desempenho ruim das vendas neste ano. As associações e empresas de pesquisa esperavam crescimento de 4% a 17%. Mas os resultados frustraram o setor. O comércio eletrônico registrou cerca de R$ 3,4 bilhões em vendas, o que representa uma queda de 15,1% em comparação ao ano passado, ano em que a receita já havia caído dois dígitos. As informações são da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSal
Apesar de a Black Friday deste ano ter sido a segunda pior da história, seus efeitos aparecem sobre a inflação do mês. A queda ao redor de 0,15% nos itens industriais na prévia de novembro, o IPCA-15, divulgado nessa terça (28) pelo IBGE, provavelmente está relacionada a uma antecipação nos descontos da Black Friday, segundo especialistas. A expectativa é de que os preços caiam ainda mais no IPCA de novembro, refletindo descontos das promoções.
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“Bens industriais registraram deflação mais intensa, especialmente produtos de higiene pessoal e eletrônicos, corroborando a tese de extensão dos descontos da Black Friday pelos lojistas ao longo de novembro”, dizem os economistas do Bradesco, em comentário sobre o varejo.
A divulgação dessa terça-feira “começa a ser mais contaminada pelos ruídos da Black Friday”, gerando um grau de incerteza maior, pondera Laura Moraes, economista da Neo Investimentos.
Antecipação das promoções da Black Friday influenciaram IPCA-15
O IPCA-15 de novembro subiu 0,33%, mais do que a mediana de 0,29% colhida pelo Valor Data, mas abaixo da projeção da Kínitro Capital, de 0,37%. Segundo João Savignon, chefe de pesquisa macroeconômica da casa, o desvio se concentrou em bens industriais, “em uma antecipação da Black Friday”.
“Higiene pessoal representou o maior desvio e tem sido um dos itens mais voláteis nesse período”, diz Savignon. Higiene pessoal passou de leve alta, de 0,05%, no IPCA-15 de outubro para queda de 0,78% em novembro.
“As liquidações da Black Friday levaram o subgrupo de higiene pessoal para o terreno deflacionário e foram responsáveis pelo movimento verificado no mês”, aponta a economista Carla Argenta, da CM Capital.
Na XP, o recuo em industriais veio em linha com o esperado, mas com algumas surpresas em sentidos contrários: baixistas nos preços de higiene pessoal, enquanto vestuário, que subiu 0,55%, veio acima da projeção.
Argenta, da CM, cita também a deflação de 0,22% no grupo de comunicação. “Assim como ocorreu com o grupo de saúde e cuidados pessoais, as liquidações sazonais promoveram a queda dos preços de aparelhos telefônicos”, afirma. Os aparelhos telefônicos recuaram 1,48% no IPCA-15 de novembro, menos, no entanto, do que a queda de 1,70% da prévia de outubro.
Por outro recorte, de bens duráveis, Argenta nota que o grupo segue em terreno deflacionário (-0,07%, segundo ela), com os automóveis novos e usados voltando a apresentar variação negativa nos preços (0,10% e 0,39%, respectivamente), mas os aparelhos eletroeletrônicos com inflação de 0,26%, impulsionados pelo ar-condicionado.
Esse item, especificamente, acelerou de 3,93% na prévia de outubro para 4,75% em novembro, “a mais elevada desde novembro de 2020”, nota Argenta.
“O clima absolutamente atípico das semanas que compuseram o período de coleta fez com que recordes de temperatura fossem atingidos em São Paulo e no Rio de Janeiro, impulsionando a compra desse item e promovendo sua inflação”, afirma a economista, ponderando que o movimento sazonal deve ser revertido “em breve”.
Os economistas Daniel Karp e Adriano Valladão, do Santander, destacam, ainda, o comportamento dos perfumes, que passaram de alta de 1,24% no IPCA-15 de outubro para queda de 1,34% em novembro. A surpresa baixista com o item explica parcialmente a surpresa com a queda nos bens industriais, segundo eles. “Isso também pode ser um sinal de antecipação de vendas na Black Friday”, afirmam. (Valor Econômico)