close

Bordeaux certifica produção de vinho orgânico

Uma das mais importantes produtoras de vinho do mundo, região francesa eleva em 43% o plantio de uvas orgânicas em um ano

Vinhedos da região de Bordeaux

Os vinhedos do sudeste francês produzem alguns dos melhores, mais raros e caros vinhos do mundo | Foto: Getty Images

A região de Bordeaux, na França, aumentou 43% de sua produção de uvas orgânicas em um ano. Segundo levantamento do Conselho Interprofissional de Vinhos de Bordeaux (CIVB), hoje mais de 75% da área de vinhedos são certificados ou estão em processo de conversão para receber o carimbo de orgânicos.

Ainda segundo o CIVB, com o salto de Bordeaux, 6,2% dos vinhedos do mundo agora podem ser considerados de produção orgânica. 

Em 2019, existiam cerca de 454.000 hectares de vinhas orgânicas certificadas no mundo, de acordo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). Esse número tem crescido 13% ao ano, em média, desde 2005. 

Espanha, França e Itália, que já são as maiores nações produtoras de vinho, respondem por cerca de três quartos dos vinhedos orgânicos certificados do planeta. 

Bordeaux é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco

A região de Bordeaux, segundo o enólogo Ciro Lilla, produz alguns dos melhores, mais raros e mais caros vinhos do mundo. Localizada no sudeste da França e ocupando a área expandida da cidade de mesmo nome, as plantações também estão entre as mais antigas da Europa.

As vinícolas são cortadas pelos rios Garrone e Dordgone, que formam o estuário do Gironde. Em setembro e outubro ocorrem a colheita e a produção da bebida.

A geografia explica a origem do nome da região: Bordeaux vem de bord de l’eau (borda d’água, do francês).

Bordeaux é um porto na margem esquerda do Garrone, com 235 mil habitantes e tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

CTA Padrão CTA Padrão

Assine o Safra Report, nossa newsletter mensal

Receba gratuitamente em seu email as informações mais relevantes para ajudar a construir seu patrimônio

Invista com os especialistas do Safra