Brasil tem nova queda do número de mortes por covid-19
País atinge menor patamar desde 28 de dezembro de 2020, mas ainda ocupa o posto de segunda nação em perda de vidas pela doença
06/09/2021As mortes por covid-19 no Brasil, mais uma vez, atingiram o menor número de mortes ano de 2021, segundo a média móvel divulgada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No domingo, 5, foi registrada uma média diária de 617 óbitos, o menor nível desde 28 de dezembro de 2020, quando o País registrou 611 mortes.
A média representa um recuo de 21% na comparação com duas semanas antes. Já em relação ao mês anterior, a queda chegou a 30,4%. O Brasil, segue, porém, como o segundo país com maior registro de mortes por covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos
Segundo imprensa, número de mortes é menor que o oficial
Segundo os dados do consórcio da imprensa, o número seria menor: 257 novas mortes por covid-19. Mas o grupo de veículos de imprensa faz ressalva às oscilações das notificações liberadas pelos estados em finais de semana e feriados, quando a maior parte das secretarias municipais de saúde e equipamentos de saúde trabalha no esquema de plantão.
Até o fim de agosto, o menor nível de mortes do ano havia sido registrado em 3 de janeiro, quando foram notificados 697 óbitos. Em 27 de agosto, a média ficou abaixo desse patamar, ao apresentar 688 mortes. A marca foi sendo batida dia após dia, até 2 de setembro, quando se chegou à média de 621.
Nos dias seguintes, a média ficou relativamente estável. Ontem, voltou a cair e a apresentar o menor patamar do ano.
Pernambuco, Minas Gerais e Acre não divulgaram seus dados a tempo de entrarem nesta contagem.
O pico de óbitos na pandemia de covid-19 no país foi registrado em 12 de abril, quando foi observada uma média de 3.124 mortes, cinco vezes acima do número mais recente apresentado pela Fiocruz.
A média móvel de sete dias é calculada somando-se os dados do dia em questão com os seis dias anteriores e dividindo-se o resultado por sete.