Cargueiro com 3,9 mil veículos pega fogo em alto mar; veja o vídeo
Carga avaliada em R$ 5,8 milhões inclui 1,1 mil veículos de luxo da marca Porsche
20/02/2022Um cargueiro chamado Felicity Ace pegou fogo no oceano Atlântico com 3.965 veículos a bordo, sendo quase um quarto deles da marca de luxo Porsche.
O navio transportava 1.100 Porsches, além de veículos do Grupo Volkswagen, que também abriga automóveis da Audi, da Bentley, da Bugatti e da Lamborghini, além daqueles com sua marca própria.
O incêndio foi no largo do Faial, nos Açores, a cerca de 2 mil quilômetros de Portugual. A Marinha Porguesa informou que o navio terá de ser rebocado. Só os veículos destruídos teriam um valor de mercado de mais de 100 milhões de euros, o equivalente a R$ 580 milhões.
Cargueiro Felicity Ace será rebocado
Segundo a Marinha Portuguesa, os 22 tripulantes do cargueiro Felicity Ace deixaram a embarcação e não precisaram de cuidados médicos. A Marinha afasta o perigo de afundamento do navio e avaliação está sendo feita por técnicos de uma empresa holandesa.
A embarcação tem o tamanho de três campos de futebol e emitiu o primeiro sinal de alerta na manhã de quarta-feira, dia 16, informando sobre o incêndio.
Saiba mais
- Grandes navios, enormes prejuízos
- Para ingressar na OCDE, Brasil deve zerar IOF e combater desmatamento
- Balança tem déficit em janeiro, apesar da exportação recorde
O cargueiro saiu da Alemanha rumo a um porto em Rhode Island, nos Estados Unidos, mas teve o problema antes de chegar ao seu destino.
A Volkswagen tenta recuperar o navio. O incêndio acontece durante uma fase difícil para as montadoras, que lidam com a escassez global de semicondutores, levando ao aumento de preços dos automóveis e à redução das vendas no setor.
A Marinha afasta o perigo de afundamento do navio e avaliação está sendo feita por técnicos de uma empresa holandesa.
Em 2019, o grupo germânico sofreu um acidente semelhante quando o cargueiro Grande America se incendiou e afundou com mais de dois mil automóveis de luxo a bordo, incluindo modelos da Audi e Porsche.